quarta-feira, 7 de novembro de 2018

CHOPP STÜBEL (Porto Alegre-RS)

TRI LEGAL 

Um bar, assim como um restaurante, pode ser extraordinário por vários motivos. You name it... Sempre haverá um conceito, uma fórmula, e esta última sempre será executada, bem ou nem tão bem(...). Vamos nos deter nos bares?! Então, a gente saindo por aí, viajando, verá muitos deles, vai gostar mais de uns que de outros, vai se divertir...mas pode eventualmente se aborrecer - por algum motivo - em um ou em outro. Cerveja fora da temperatura correta, petisco mal executado, serviço sofrível, banheiro horroroso, música alta demais, enfim, podem acontecer muitas coisas que comprometerão  a experiência.
Tive a ventura na vida de conhecer alguns bares e restaurantes extraordinários.Tomei alguns vinhos e várias cervejas extraordinárias tb. Comi coisas muito boas. Mas tb já me aborreci em bares e restaurantes, comi e bebi mal, fui mal servido, torrei grana em experiências facilmente esquecíveis, enfim, coisas de quem se expôs muito(...).
Na minha recente ida a Sampa, retornei a um do bares de que mais gosto, o bar alemão do Brooklin, o inimitável ZUR ALTEN MÜHLE, comandado pelos irmãos Werner e Carlos Heying. O ZUR é extraordinário por seu ambiente germânico antigo. Mas os bolinhos de carne tornam a experiência marcante tb!


Werner no Zur...



Um bar pode ser extraordinário por vários motivos, até a localização pode fazer a diferença. Tome-se p.e. o caso do ASTOR carioca, em frente ao mar de Ipanema. Leva uma vantagem enorme sobre a filial paulistana, que tem em frente uma praça comum na Vila Madalena...


ASTOR Rio
Em Brasília há bares e restaurantes extraordinários?! Claro que sim. A cervejaria LONDON STREET é extraordinária pela recriação classuda de um pub britânico, o que faz dela a cervejaria preferida do público mais maduro da capital. Chique, sem música alta, ótimas cervejas, fish & chips pra petiscar e no serviço um dos melhores garçons da cidade: Diogo Davi. Não posso deixar de registrar tb a presença constante da dona no bar, a poderosa Fernanda Mesquita.


Diogo
Já a cervejaria PUBLICAN é extraordinária nem tanto pela variedade, mas pela sofisticação da sua carta de cervejas, o que faz dela a preferida pelos mais exigentes em matéria de cerveja. É um bar que faria sucesso em qq. grande capital do mundo. O BAR BRASÍLIA é tb extraordinário, assim como  a VARANDA PÃES ARTESANAIS. O GERO e a FOGO DE CHÃO (mas falta aos mesmos personalidade local, pois são restaurantes que vieram de fora) são tb extraordinários.


VARANDA

Andei por aí e não conheci nenhum lugar novo que diria ser extraordinário, mas um me agradou em especial: O CHOPP STÜBEL em Porto Alegre. Tradicional restaurante e bar alemão da cidade, tem uma característica que entrega logo o perfil do seu cliente. Ora, um restaurante alemão que só abre para o jantar tem uma clientela basicamente de origem... alemã, afinal a comida alemã é considerada pesada por nós brasileiros para o jantar. Está tudo lá, bons chopes e umas poucas cervejas - poucas até demais eu diria - steinhäger, salsichas, joelho, chucrute e um petisco que me agrada bastante e é difícil de achar: Rollmops (arenque em conserva com pepino, admitindo variações). Note-se na foto abaixo que não é sanduíche.


Rollmops
Talvez o carro-chefe da bonita casa seja o sanduíche aberto de frios, queijos, ovos, etc. e tal servido 'à moda de Porto Alegre', como conta o proprietário Norton, fundador da já longeva casa. Ótimo petisco, dá pra 2. Gostaria muito de voltar ao STÜBEL para experimentar alguns pratos principais, uma sobremesa, pena a distância de Brasília. O ambiente classudo, o bom serviço e os preços justos completam o conjunto.




Então é isso, em Porto Alegre não deixe de comprar seu queijo colonial no mercado público e depois almoçar no tradicionalíssimo GAMBRINUS, visite a CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA e, numa noite, vá jantar ou 'tomar umas' no tradicional CHOPP STÜBEL. Satisfação garantida.
Wir sehen uns um.

CHOPP STÜBEL
R. Mariland
Porto Alegre -RS


Cozinha/Bebidas - **1/2
Serviço - **1/2
Preços - **+
Ambiente - ***
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível





terça-feira, 30 de outubro de 2018

NINNY (NINNY, Brasília-DF)





ENTREVISTA CONCEDIDA (EM FEVEREIRO DE 2008) POR NINNY, PROPRIETÁRIO DO RESTAURANTE ‘NINNY’(309 NORTE):

      1)  BOM, NINNY, FALE UM POUCO DA SICÍLIA E DE SUA GASTRONOMIA PARA OS BRASILEIROS!

- Tive a sorte de nascer em uma das terras mais ricas do mundo em termos gastronômicos. Uma verdadeira ‘Torre de Babel’.  Nasce Fenícia... e romanos ... passar por turcos, árabes – normandos (da Normandia), ... com angiannos (da Duca d’Angio, França) e espanhóis (Borbonnes). Tudo isso está harmonicamente misturado ganhando assim personalidade própria e  única.


2) QUANDO SURGIU SEU INTERESSE PELA COZINHA ?


- Sempre tive interesse, empurrado pelo mais nobre dos vícios capitais: A gula!

3) POR QUE DECIDIU VIR PARA O BRASIL E PARA BRASÍLIA?

- Por amor, só por amor. E se no início odiava Brasília ... agora não consigo ficar longe dela. Brasília já é parte de mim, uma parte indissociável. Não conseguiria mais viver longe de Brasília.


4) QUAL A PROPOSTA DO ‘NINNY’ E QUE PRATO RECOMENDA A QUEM NÃO CONHECE O RESTAURANTE?


- Ninny sou eu, no bem e no mal! Nunca cozinhei no restaurante alguma coisa que eu não gostaria de comer! Naturalmente massas, vários molhos ... sem cair na tentação do mercado, ficando preso às regras da tradição italiana, deixando bem pouco à fantasia!

5) VC É UMA FIGURA POLÊMICA E ALGUNS LHE ACHAM INTRATÁVEL, AMALUCADO, ARROGANTE, EXCESSIVAMENTE PURISTA (NÃO ACEITA MODIFICAR AS RECEITAS, ETC.) - QUER FALAR SOBRE ISTO?

- Tudo verdade! Posso ser grosso também! Depende muito do caso e do que o cliente quer de mim. Não gosto de abuso e menos ainda de abusados! Graças à Deus tem muita oferta no mercado, quem não gostar do Ninny não põe o pé lá.

6) TEM ADMIRAÇÃO ESPECIAL POR ALGUM CHEF DE COZINHA?

- Sim, chamava-se Gualtiero Marchesi, figura conhecida! Para mim é um monumento da gastronomia mundial, um Leonardo da Vinci, único e inigualável. Gostaria de saber fazer 1% do que faz o mestre, me sentiria satisfeito.



7) QUER MENCIONAR ALGUNS ESTABELECIMENTOS DE BRASÍLIA QUE LHE  AGRADEM ESPECIALMENTE?

      -   Don Giovanni (pizza); Nippon.
  

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

IL PAN-DRINO (Brasília-DF)

SANDUBA

Entra ano, sai ano e eu continuo circulando por aí, matando a fome, tomando 'umas e outras', me divertindo - às vezes mais, às vezes menos é verdade - explorando as cidades, as fórmulas. Como já escrevi várias vezes, interessam-me as fórmulas e os conceitos, os parâmetros da gastronomia. Escrever é a principal motivação, e manter os veículos (blog, etc.) alimentados é essencial. A gastronomia é um conhecimento de que me utilizo. O foco do trabalho são os restaurantes e bares funcionando, seu desempenho. E cada um vai onde quiser, pois "até o mau gosto é um gosto afinal", já diz o ditado;)
Mais que um gosto, a boemia pra mim é um estilo de vida... a noite tem uma atração irresistível sobre mim:) Só ou bem acompanhado como atualmente, a vida nos bares faz parte da minha vida desde sempre e provavelmente para sempre...
Um segmento que tem demonstrado grande crescimento na cidade é o das padarias gourmet. São os pães de fermentação natural, padaria francesa, padaria alemã...Invariavelmente a confeitaria e o serviço de cafeteria são agregados à padaria. VARANDA \o/, LA BOULANGERIE e L'AMOUR DU PAIN são apenas algumas das boas casas que Brasília abriga atualmente.

L'AMOUR DU PAIN

Marcou época na cidade a padaria alemã (na 213 norte) do mestre padeiro Reinhold, que morreu precocemente. Era um lugar adorável, autêntico, parecia que vc estava na Alemanha... fui muito lá; entrevistei Reinhold numa tarde de sábado numa das mesas. Num dado momento o vento soprou e as folhas de papel voaram!;)

Reinhold Dern 

Agora uma padaria no final da asa sul traz pães diretamente da Alemanha, que lá passam por um processo especial de congelamento e acabam de assar já aqui na padaria. É a DAS BROT (215 sul). Servem sandubas com os ótimos embutidos da tradicional BERNA. Tem café e alguns doces tb. Lugar bacaninha, vale conhecer!
Pizza, hambúrguer, crepe, tem demais na cidade. Hambúrguer virou febre, quem chega aqui e circula pelas quadras comerciais deve ter a impressão que metade da população da cidade come hambúrguer toda noite (...). Pastelarias já é um nicho mais pobre. Comer um bom pastel num lugar com algum conforto e charme não é tarefa fácil por aqui. O lugar melhorzinho que me vem à cabeça no momento é o PASTEL MIX, na 107 sul.

PASTEL MIX

Gostaria hj de mencionar uma casa que serve os panini italianos, sandubas em vários tipos de pão. Pães ótimos aliás, da CARDABELLE. Refiro-me ao IL PAN-DRINO (412 norte). À frente, o Chef (com passagem na ótima padaria LA BOUTIQUE, em frente) italiano Alessandro Cossu (o 'Drino'). Paninoteca e bar, é uma casa simples e charmosa, oferecendo tb petiscos (bruschettas, tábuas de frios/queijos). Para acompanhar, cerveja artesanal e drinks, além de vinho, claro... afinal estamos na casa de um italiano!


Alessandro


Acho muito agradável tomar 'umas' e petiscar gnocco (bolinhos de pão fritos) com mortadela lá no PAN-DRINO. Sobre os sandubas, acho os mesmos muito bons, embora levem muita coisa no recheio. Prefiro sandubas mais simples, em que eu sinta bem o gosto daquilo que mais quero comer. Se for então mortadela dispenso o queijo...
Muitas combinações com embutidos diversos, queijos, omelete e...hambúrguer, afinal no comércio é preciso se estar antenado com as tendências;)




Preços razoáveis e serviço que conta com a presença constante da esposa do Chef (e gerente) Rejane no salão. É algo que sempre soma à uma casa! Assim, o IL PAN-DRINO torna-se uma opção interessante para quem quer variar das pizzas e hambúrgueres da capital - ótimos por sinal - sem cair no fast-food. É bom para casais ou pequenos grupos. Casa autêntica e com decoração original, já está incorporada aos 'meus favoritos'!


Foi Luigi Benegiamo, o falecido dono da TRATTORIA 101, quem me falou pela primeira vez do PAN-DRINO. Luigi gostava do sanduba de mortadela, Luigi - e os que o conheceram sabem bem disso - sabia o que era bom...

IL PAN-DRINO
412 norte

Cozinha/Bebidas - **1/2
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **1/2
Acolhida - **+

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível











quinta-feira, 6 de setembro de 2018

CONFRARIA CHICO MINEIRO (Brasília-DF)

NOS DOMÍNIOS DE CHICO

Estive em Salvador novamente e, mais uma vez, retornei ao DON PAPITO, um bar/restaurante que faz valer a viagem até Piatã para se provar um polvo que já é lenda. Realmente notável o polvo com batatas servido por lá, uma casa simples e familiar frequentada em grande parte pelos fãs de lambretas, molusco bastante apreciado pelos soteropolitanos.

Polvo
Por motivos óbvios, Salvador é um bom lugar para se provar frutos do mar, e aproveitei para experimentar o famoso arroz de polvo do tradicional BOTECO DO FRANÇA. Mas esperava mais, tem queijo na receita deles, nada a ver. Mas ruim não é, enfim...O fato é que em Salvador a gente vai invariavelmente a lugares mais simples que os de Brasília, gasta menos e pode comer e beber bem, se for aos lugares certos, pois 'pega-turista' não falta por lá!

Comer e beber bem, num lugar transado, e gastando pouco, é tarefa quase impossível em Brasilia. Parece ser proibido por lei que um lugar simples, com bons 'comes e bebes', seja tb transado por estas bandas (...). Há honrosas exceções, como o já tradicional BAR BRASÍLIA.
A CONFRARIA CHICO MINEIRO, no início da asa norte, se por um lado não tem um ambiente charmoso e com um pouco mais de conforto, por outro lado serve pratos e petiscos de prima a bons preços.



No almoço, há 4 ou 5 opções que vão mudando todo dia, e sempre há um prato com salada + carne (bovina/frango/peixe) + legumes + omelete. Às sextas e sábados, feijoada e mexidão. À noite, além de uns poucos pratos para quem quer jantar, há cervejas e cachaças para escoltar uma grande lista de petiscos. Chico destaca as iscas de linguado empanadas com molho rosê. Realmente muito bom. Fazem meia porção de alguns petiscos.

Chico e Meg, os donos


Almocei várias vezes no CHICO e comi bem em todas elas. Comida bem feita e tempero bom, artes da Meg, Chef, sócia e esposa de Chico, o dono que dá nome à casa. Meg é nissei e a cozinha do CHICO tem uma pegada oriental, revelada em alguns preparos oferecidos. O simpático funcionário aposentado está sempre por lá, bom sinal. Serviço esforçado mas que pode ficar um pouco demorado em dias de maior movimento, o que por lá é quase todo dia;)



Mais recentemente, Chico e Meg adquiriram o ponto da antiga confeitaria DAS HAUS, e servem ali - CHICO MINEIRO CONFEITARIA E CAFÉ - o strudel de maçã que fez a fama daquela casa, além de outros doces. Como são lojas vizinhas, os doces da confeitaria são tb servidos nas mesas do restaurante.



Minas é um estado vizinho e Brasília sofre forte influência da cozinha daquele estado, que tem pontos de contato com a cozinha goiana. Muitos mineiros vieram e vem fazer a vida em Brasília. Quem nunca conheceu alguém de Unaí ou de Paracatu por aqui?! 
Chico um dia tb deixou Minas e veio fazer a vida aqui, e seu restaurante - de cozinha brasileira com pegadas mineira e oriental - é uma boa pedida para quem quer comer bem, e gastando pouco, perto do centro da cidade. 
Muito bom almoçar com os colegas de trabalho no CHICO, ou ir tomar 'umas' à noite ali, de onde se vê o jardim da quadra. Brasília, terra das super-quadras e sonho do mineiro JK. Brasília, onde os mineiros podem provar os sabores de Minas na simpática casa do conterrâneo Chico...

CONFRARIA CHICO MINEIRO

CLN 104

Cozinha - **1/2
Serviço - **
Preços - **1/2
Ambiente - **
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/regular
* - Sofrível







quinta-feira, 9 de agosto de 2018

GALETO DO LEBLON (Rio de Janeiro-RJ)

CARIOQUICES

Estive no Rio recentemente e me diverti como sempre. Apesar de todos os problemas, a capital fluminense esbanja beleza e charme. Há muito tempo que não ia ao histórico BAR LUIZ no centro, foi ótimo ter voltado. É uma viagem no tempo a gente ver uma foto do aniversário de 50 anos do bar em...1937! Nossa, a gente ver um monte de gente que já morreu numa foto que mostra as pessoas às vezes jovens ainda...pensar em seus filhos e netos, onde andarão...será que frequentam o BAR LUIZ? Sabem que seu avô (ou bisavô) está numa foto antiga por lá?!

BAR LUIZ

Outro lugar que vale a pena conhecer em se estando no centro do Rio (uma balbúrdia, prepare-se!) é a tradicionalíssima CONFEITARIA COLOMBO, que tem uma filial no Forte de Copacabana.
Deixando um pouco de lado casas vetustas, vale a pena conhecer a empreitada de Jair Coser - ex-dono do império FOGO DE CHÃO - no Rio, a moderna e linda churrascaria ASSADOR RIO'S, com a vista deslumbrante da baía de Guanabara e do Pão de Açúcar. Embora não seja o foco, não se deve deixar de provar os queijos finos do bufê;)


Jair Coser




ASSADOR

O Rio, ah o Rio...seus graves problemas e seu charme incomparável! Terra de bares emblemáticos e de petiscos que fizeram fama. No PAVÃO AZUL, vá de pataniscas de bacalhau; no ACONCHEGO CARIOCA, vá de bolinhos de feijoada, petisco nascido lá;) E a gente percebe que os bares simples do Rio são muitas vezes charmosos, o que parece ser proibido por lei em Brasília (...)
É interessante notar que o carioca come galeto de um jeito diferente do brasiliense. No Rio, não se vê o sistema de rodízio daqui e que é típico do sul do país. O carioca come um galeto com as guarnições servidas à parte. Invariavelmente, serve-se arroz, farofa e batatas fritas/portuguesas e molho à campanha. 




No coração do Leblon, hj o bairro mais caro do Rio, na região do lendário 'baixo' Leblon, território boêmio frequentado por jovens e artistas - e que eu acho que já teve dias melhores - marca presença há décadas o GALETO DO LEBLON, que serve um ótimo galeto e um pouco de tudo, além do chopinho que embala a boemia...



É sem dúvida uma experiência carioca das mais autênticas traçar um galeto acompanhado de um chopinho, sem dispensar a linguicinha na brasa que geralmente é oferecida de entrada;) O bom serviço e os preços razoáveis fazem do tradicional GALETO DO LEBLON uma ótima escolha. Ambiente simples mas refrigerado, o que faz diferença numa cidade como o Rio.


Fui muito ao GALETO DO LEBLON na época da Faculdade, e naquela época de grana curta era muito chope e pouca comida fora de casa. Lembro de um colega que gostava de pedir salsichão no GALETO, nunca mais o vi. Os anos 80 foram tempos difíceis para o país. E eu era só mais um jovem que vivia por ali, com os sonhos e esperanças próprios da idade, e sem saber ainda que Brasília me aguardava...



GALETO DO LEBLON

R. Dias Ferreira, Leblon
Rio de Janeiro-RJ

Cozinha - **1/2
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **+
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível







quarta-feira, 18 de julho de 2018

VARANDA PÃES ARTESANAIS (Brasília-DF)

ONDE A ASA FAZ A CURVA...

De vez em quando a gente dá sorte...ainda bem! Sábado tive um pouco mais de tempo pela manhã e decidi dar um pulo na (belíssima) padaria VARANDA, algo que geralmente faço na parte da tarde. Mas, naquela tarde isso não teria sido possível, e foi assim então que tive a sorte de poder comprar uns nacos do fenomenal queijo Gruy por lá!\o/
Pra quem não sabe, o Gruy é produzido em Corumbá de Goiás pelo suíço Stephan, é a jóia da coroa da sua linha, e só é produzido algumas vezes por ano. Até onde sei, só a VARANDA vende esse queijo aqui em Brasília...chega e acaba logo! Corumbá de Goiás, passei muito por lá indo pra Piri, tem um pouco de mim naquele salto...


Corumbá de Goiás

Cheio de personalidade, o Gruy é um queijo complexo e seguramente está entre os melhores queijos produzidos no país, coisa de mestre. Meio picante, lembra avelãs...Eu já estive na QUEIJARIA ALPINA (Fazenda pica-pau) - onde é feito o Gruy - em Corumbá, é um passeio bacana e diferente, recomendo:)


Gruy

As ondas gastrô vão vindo. Hamburguerias, padarias, cervejarias...Em Brasília não podemos nos queixar da variedade e da qualidade do que temos à nossa disposição. GENUÍNA HAMBURGUERIA, o pub LONDON STREET e a VARANDA são só alguns exemplos de ótimas casas na cidade!


GENUÍNA

A meu ver o padeiro Dilson Menezes está fazendo um trabalho exemplar à frente da VARANDA. Indo lá a gente nota logo que o cara tem paixão pela coisa e é facilmente encontrável na casa, algo que conta. Aos diversos pães de fermentação natural à venda, ele foi agregando queijos artesanais (brasileiros exclusivamente) e outros produtos gourmet. Resultado: A VARANDA hj é um lugar fácil de se chegar, mas difícil de se ir embora, tanta coisa gostosa que tem lá!;) Depois veio a reforma e o serviço de cafeteria e pratos rápidos (sandubas, etc.). Num dia quente, almoçar por lá um 'sanduba' de queijo com salada - acompanhado de uma taça de vinho, quem sabe - é uma ótima pedida. Pão da casa, claro! Dias quentes, estes não faltam por aqui...


Dilson

Dilson tem uma das grandes entrevistas da minha página no Face e me orgulho disso. Gosto muito do bolinho de banana, do pão de queijo com queijo d'alagoa (talvez o melhor do país!), da coalhada de leite de cabra do Edu (O REALEJO), das geléias da Renata Mandelli. O queijo d'alagoa curado (faixa dourada) - maturado em Alagoa-MG pelo Osvaldo Filho ('Osvaldin'), que o distribui país afora e tb vende pela Internet - é um ótimo presente. Tem muita coisa boa, enfim, e volta e meia tem um queijo novo, um pão novo...


Osvaldo Filho




Eu me apaixono por estabelecimentos volta e meia. A VARANDA é um deles...

VARANDA PÃES ARTESANAIS
CLN 215

Padaria - ***
Serviço - **1/2
Preços - **+
Ambiente - ***
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível

terça-feira, 26 de junho de 2018

BOTECO DO FRANÇA (Salvador-BA)

RIO VERMELHO

Toda cidade tem sua especificidade. Pontos fortes e fracos. De Salvador não se pode dizer que falta cultura local e vida nas ruas!;) Além do mais, pra quem gosta de história, museus e igrejas a cidade é um prato cheio. Estive por lá recentemente nas férias, por mais tempo até do que minha atração pela cidade sugere, e me atualizei bastante quanto ao assunto que mais me interessa: Bares e restaurantes. Fui a casas novas e revisitei casas que já conhecia.

Salvador

A cidade tem forte cultura local e muita vida. A pobreza infelizmente tb impressiona. E a culinária é rica: Cozinha do sertão, a do litoral e a de raízes africanas. O 'bobó' de camarão é pra mim um dos grandes pratos do país:)

Bobó

Um bom lugar para se introduzir nos fortes sabores da culinária baiana é o restaurante do SENAC no Pelourinho. Se a cozinha não chega a marcar, vale pela possibilidade de se experimentar logo vários pratos - além de doces - no farto bufê. E dali pode-se ir fazer a digestão dando um rolé pelo famoso Pelô;)

Restaurante do SENAC

Eu sou boêmio e, como não poderia deixar de ser, meu bairro preferido na capital baiana é o Rio Vermelho, nome que vem de umas pequenas flores...vermelhas que crescem ao longo do rio que corta o bairro. Romântico, não?... O Mercado, a Praça Caramuru e o Memorial A Casa do Rio Vermelho (onde o escritor Jorge Amado viveu por décadas) são referências por ali. O restaurante DONA MARIQUITA é uma boa pedida, fazem uma cozinha baiana de raiz e com personalidade por lá, vou querer voltar. Acarajé tem de Cira, de Dinha...

DONA MARIQUITA
Mercado


Aí, o dia foi cheio de programas, vc tá no quarto do hotel, o mar bate talvez ali perto, vc abre a janela, sopra uma brisa...a noite se aproxima e vai chegando a hora de vc conhecer o bar inescapável do Rio Vermelho, o curioso BOTECO DO FRANÇA.



Acho curioso porque lá dentro é arrumadinho e na parte de fora é um tremendo 'pé-sujo'! Já fui lá várias vezes em diversas visitas à cidade, e sem dúvida tomar 'umas' e petiscar no FRANÇA carne de sol, pititingas fritos ou queijo de coalho é uma das melhores experiências boêmias da cidade. Recomendo uma (cerveja) 'Serramalte' gelada por lá. Tem tb destilados para todos os gostos. Não é evidentemente lugar pra se tomar grandes vinhos. Entre os pratos, tem fama o arroz de polvo. Os pratos homenageiam personalidades/amigos da casa. Serviço eficiente e bons banheiros na parte de dentro. Preços razoáveis caso divida-se os pratos/petiscos, atenção, indo sozinho sai mais caro...



Autêntico e descontraído, o FRANÇA é a cara de Salvador, e a curiosa dicotomia entre seus ambientes externo e interno fazem dele um dos bares mais interessantes e queridos da cidade.
Salvador não é muito 'minha praia', mas reconheço que o Rio Vermelho e o BOTECO DO FRANÇA exercem algum fascínio sobre mim, e me dão vontade de voltar à nossa primeira capital "de temps en temps"...

BOTECO DO FRANÇA
Rio Vermelho
Salvador-BA

Cozinha/Bebidas - **1/2
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - ** +
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível




CHOPP STÜBEL (Porto Alegre-RS)

TRI LEGAL  Um bar, assim como um restaurante, pode ser extraordinário por vários motivos. You name it... Sempre haverá um conceito, uma ...