Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2016

TIP TOP (Belo Horizonte-MG)

BELEZA?!

J.L. é uma jovem amiga, gosto muito dela. Me ajuda por ser mulher e por ser muito mais nova do que eu, tem então uma outra visão do mundo dá pra dizer, sem maior exagero! Pois é, ela diz que acha que eu devia 'escrever mais'. Eu gosto de ouvir isso, claro, embora isso envolva tb uma leve crítica. Tudo bem. Vou responder a vc aqui no blog mesmo jovem amiga...
Eu escreveria mais se eu me inspirasse mais J.L., mas inspiração não tem hora pra aparecer...
Eu escreveria mais se as pessoas comentassem mais no meu blog J.L., como vc faz com frequência aliás, muito obrigado!
Eu escreveria mais se eu conseguisse mais anunciantes para minha página no Facebook J.L., todo mundo quer ser divulgado mas na hora da grana não aparece quase ninguém...
Eu escreveria mais se eu conseguisse ajudar os bons estabelecimentos a permanecerem abertos J.L., já vi tanta gente boa afundar...
Eu escreveria mais se eu fosse milionário e não precisasse trabalhar J.L., aí seria só viagem, bar e restaurante,

GERO (Brasília-DF, com filiais em outros estados)

ZUCCHINI
Para Paulo Rangel, fã do GERO.


Uma das coisas mais frustrantes da minha atividade é ver a atividade comercial e o marketing remarem contra os bons por assim dizer. Explicando melhor: Bons bares e bons restaurantes muitas vezes fecham as portas por falta de divulgação adequada, má administração, ponto ruim, ou até mesmo por pura falta de sorte. "Estar no lugar certo na hora certa" conta bastante na restauração:)
Por outro lado, uma porcaria bem divulgada, em ponto bom e bem administrada dura décadas às vezes. Exemplos não faltam. Enfim, como gosto de dizer, o comércio, assim como a vida, não é justo. Gente boa afunda às vezes e aventureiros despreparados - e até picaretas - com frequência fazem sucesso duradouro. 
O marketing e os prêmios tb ajudam muito - particularmente na alta gastronomia - mas não necessariamente os bons (...). Enfim, como diz o ditado, "é do jeito que é". E a coisa é frustrante na medida em que eu não tenho poder suficiente para evitar que…

DOM FRANCISCO-ASBAC (Brasília-DF)

VERDE & AMARELO

Sempre que quero levar alguém de fora a um restaurante aqui em Brasília me vêm à cabeça restaurantes nascidos na cidade, com personalidade local por assim dizer. Já levei pessoas de fora a muitos restôs nestes anos todos em que já estou aqui na capital, a lista é longa...volta e meia abro uma exceção e levo alguém a um restaurante "de fora", caso da ida ao extinto PORCÃO com o amigo de infância já há vários anos. Incrível como as coisas mudam, quando conheci o PORCÃO lá no Rio nos anos 80 pensava que aquele restaurante cheio de gringos tomando caipirinha e se enchendo de picanha não ia acabar nunca! Quando abriu aqui em Brasília era disparado a melhor churrascaria da cidade, de frente pro lago, e foi assim que levei lá o velho amigo fã de churrasco, não tinha como não gostar...



Nossa, me lembrei agora que levei o colega de faculdade no extinto COSTELA'S, na rua dos restaurantes (404/5 sul) - quando só havia uma rua dos restaurantes! - e eu lá de anfitri…

PIRENEUS CAFÉ & FORNERIA (Pirenópolis-GO)

QUEM VAI FAZER SHOW HOJE?!
Eu concordo plenamente com aquele ditado que diz que "só os mortos e os idiotas não mudam de opinião". Felizmente já mudei de opinião muitas vezes, e sobre diversos temas. Mas ninguém me convenceu ainda de que há lugar mais interessante que Pirenópolis pra quem mora em Brasília passar 1 ou 2 dias e mudar de ares! Ir e voltar no mesmo dia já acho meio complicado, pois se perde a noite, pra mim o que Piri tem de melhor...;) Eu gosto de Brasília, mas todo lugar cansa, não adianta...e viajar toda hora cansa tb...a gente tem é que achar um meio termo, o meu meio termo já achei faz tempo: Só acho graça em sair de Brasília 2 X por mês, no máximo, nos outros finais de semana é por aqui mesmo que gosto de ficar, na terra das superquadras...


Piri é quase uma unanimidade pq., se não consegue agradar a todos, agrada a muitos, pois tem... atrações para muitos! Se vc quer descansar, Piri serve; se vc quer namorar, serve tb; se vc quer cair na noite, serve tb - eu…

PIANTELLA: Apogeu e fim de um ícone...(Brasília-DF)

VINHOS E VOTAÇÕES


Li muita coisa sobre o fim do PIANTELLA, me animei e decidi escrever um texto conceitual sobre o apogeu e o fim deste lendário restaurante da capital, alors...
O restaurante gastronômico um belo dia surge num lugar, é um negócio como outro qualquer. Sócios se reúnem em torno de um projeto, uma ideia, há um capital inicial, surge um ponto comercial, tem um Chef que comandará a cozinha, e às vezes o restaurante é do próprio Chef, claro. São muitas as fórmulas possíveis. Nascer é o mais fácil. Mas o dia-a-dia de um restaurante não é nada fácil. E é preciso ter coragem para enfrentar o fim, que pode vir antes do que se imagina...


O PIANTELLA durou 37 anos, é muito, muitíssimo se considerarmos que operava numa cidade que só tem 56!


Sempre se disse que o PIANTELLA servia ao poder, aos políticos, o que era uma parte da história, mas servia tb a quem não tinha poder nem era político, quer dizer, as pessoas não sacavam direito que o PIANTELLA servia mesmo era... pra dar lucro pro…

JOBI (Rio de Janeiro-RJ)

ALTOS E BAIXOS (Para o Pradinho)

Onde andarão todos 25, 30, 35 anos depois? O que é hj o 'baixo' Leblon? Perguntas que trouxe na cabeça ao voltar do Rio da última vez em que lá estive...
Bom, pra começar quem são todos?! Gente paca, se somados os jovens que eu conhecia aos que não conhecia, e que andaram pelo famoso 'baixo' Leblon dos anos 80 aos 90. 'Baixo' por uma razão prosaica, pois a região fica num cruzamento na parte baixa do bairro, pois o Leblon tem uma parte 'alta', com ladeiras, é o 'alto' Leblon, simples assim.
Então, lá pelo 'baixo' Leblon andaram Caetano Veloso, Freddie Mercury, Cazuza e uma multidão de jovens anônimos - e os nem tão jovens assim - todos atrás de diversão, tomar um chopp, encontrar alguém... 'de noite no baixo' como Caetano cantou de maneira definitiva a paquera que rolava naquele pedaço;)



Tem gente daquele tempo que eu nunca mais vi, até pq. moro longe do Rio há mais de 20 anos. A maioria tá bem, mas …

SANTA PIZZA (Brasília-DF)

REDONDAS

Há tempos queria escrever um texto sobre uma pizzaria, falar um pouco de pizza. Até já fiz isso, mas já tem muito tempo, foi no site que eu tinha, um ou outro que me lê aqui leu aquilo, era um texto em que falei das pizzarias brasilienses BACO e FRATELLO UNO, que hj já são antigas tendo em vista a pouca idade da cidade...
Pizza, uma paixão mundial...poucas comidas são encontradas no mundo todo e tão apreciadas como a pizza, pensa rápido: Quantas pessoas vc conhece que não gostam de pizza? Aposto que ninguém ou 1 pessoa, que sabe-se lá como consegue não gostar do saboroso disco de massa com molho de tomate, queijo e a cobertura que mais agradar! Aliás, na Itália, pátria da pizza, o queijo já é cobertura, mas o meu texto não quer tomar um caminho mais técnico...
Eu adoro pizza, como praticamente toda semana, seja em pé num balcão seja nas pizzarias mais chiques do país, conheço várias. Me lembro bem da pizza 'a palito' servida nos bares do Rio - qdo. eu morava lá na juvent…