CAROLINA KLAVDIANOS (ZANTE TAVERNA GREGA - Brasília-DF)

4 PERGUNTAS PARA CAROLINA KLAVDIANOS (ZANTE TAVERNA GREGA, BRASÍLIA)



1) Então vc já conhecia alguns pratos gregos devido à sua ascendência e decidiu criar o restaurante?! Houve uma pesquisa mercadológica ou foi uma coisa mais afetiva mesmo?

-Como mencionado na própria pergunta, meu avô paterno é grego e por isso a relação com esse país tão querido por todos. Sobre a familiaridade com a culinária, certamente sempre tive contato com ela por conta da ascendência e por frequentar algumas vezes eventos e festividades gregas onde podemos ter acesso a pratos e sobremesas gregas. A ideia surgiu após uma viagem à Grécia com meu sócio (e noivo) para visitar familiares que ainda residem lá, especificamente na ilha de Zakynthos, onde meu avô nasceu. Depois que decidimos criar o restaurante, tomamos a decisão de que ele seria fidedignamente grego, se aproximando ao máximo do que comemos por lá. Por isso, pedi ajuda a uma prima grega que mora em Atenas para montar o cardápio seguindo ao máximo as tradições e receitas gregas. Ela nos mandou bastante referências, cardápios, receitas de sua avó e outras tias nossas em comum e assim começamos o sonho. Após recebê-las, decidimos contratar uma dupla de chefs paulistas que já tinham experiência na gastronomia grega para tirá-las do papel, e assim foi feito! As chefs desenvolveram todas as receitas e pratos enviados por minha prima e ainda acrescentaram e sugeriram novas ideias.

2) Como vc vê o cenário gastronômico brasiliense hj?

-Antes de abrir o restaurante tínhamos uma visão de escassez quando se tratava de diversidade gastronômica na capital. Percebemos que existem muitos restaurantes focados em poucos tipos de comidas diferentes, como japonesa, italiana, francesa, árabe… Mas pouco se vê falar, e comer, sobre a vasta gastronomia existente no restante do mundo. Esse foi inclusive um dos grandes motores para acreditarmos em nossa proposta. Hoje, com pouco mais de um ano de restaurante, confessamos que passamos a consumir muito mais da gastronomia local, visitamos inúmeros restaurantes, observando melhor questões como atendimento, apresentações, demora, proposta, arquitetura… E podemos dizer que acreditamos que Brasília está se expandindo não só em termos qualitativos como quantitativos, trazendo novas opções para o público, que muitas vezes se via carente de novidades e diversidade.

3) Gostaria de nos indicar 2 ou 3 restaurantes/bares em Brasília, ou mesmo na Grécia eventualmente?

-Em Brasília alguns restaurantes que gostamos bastante e consumimos são:

a) Restaurante Universal: além de ser um de nossos vizinhos, gostamos bastante da identidade do restaurante e acreditamos que ela fomenta o mercado que procura fugir do "mais do mesmo". Além do atendimento ser ótimo e a comida uma delícia.

b) Manuelzinho: não podemos deixar de indicar um restaurante que também tem como essência a ancestralidade de uma nação. Acreditamos (e nos inspiramos) bastante no propósito de trazer tradicionalmente a comida de outros países e achamos que o restaurante faz isso muito bem!

c) Ubud: outra opção diferente do que vemos pela cidade. Em uma pegada mais "grab and go" o ubud traz uma culinária saudável e bastante inspirada no que se vê fora do Brasil, como bowls, shakes e afins. É uma ótima opção para quem quer comer bem em duplo sentido: nutrindo o corpo e satisfazendo o paladar.

Sobre restaurantes na Grécia, como fomos há mais de 5 anos, teremos mais dicas para dar depois de julho, quando faremos uma visita novamente ao país.


5) Quais são os destaques do cardápio do Zante? Tem tb um empório né?!

-Podemos destacar alguns pratos por diferentes motivos, mas vamos nos que saem mais! Para começar, não poderíamos deixar de falar da deliciosa salada grega (horiatiki salata), feita com ingredientes frescos e naturais, uma das principais tradições da culinária grega. São pepinos, tomates, cebolas roxas e azeitonas pretas misturados com queijo tipo feta, orégano, azeite e sal. Além disso, temos as deliciosas keftedes que são bolinhos de cordeiro fritos empanados na farinha panko, super tradicionais também - podem ser feitos de carne bovina, mas no restaurante fazemos com cordeiro. Indo para os principais, temos que falar sobre a Moussaka, nossa campeã de vendas e um dos pratos mais conhecidos no mundo. É uma deliciosa "lasanha" grega feita de camadas de berinjelas e batatas assadas, molho béchamel, carne bovina moída com molho de tomate e finalizada com queijo! Uma delícia. Além dela, temos a Spanakopita, uma torta folhada de espinafre com queijo tipo feta e ricota e também o Kounelli Stifado, que é coelho ao molho agridoce servido com batatas e cebolas baby, um dos pratos mais tradicionais da ilha de Zakynthos e de toda a Grécia. De sobremesa você pode encontrar baklavá, portokalopita e muitas outras delícias tradicionais.

Sobre o empório, foi um jeito de vendermos para quem deseja algo além da experiência que podemos oferecer no restaurante, como estendê-la para a sua casa ou presentear alguém. Trabalhamos apenas com produtos 100% gregos como azeites, azeitonas, vinhos, doces e destilados.

OBRIGADO.

Comentários

Postagens mais visitadas