LE BIROSQUE (Brasília-DF)


porchetta
ÍCONES

Dei uma circulada boa recentemente. São Paulo, Rio, Salvador e Pirenópolis-GO, nessa ordem. Agora estou cansado de viajar e fico em Brasília até o fim do mês. A gente tem que aprender a viajar na nossa cidade tb, que tem por vezes lugares incríveis como veremos a seguir...;)
Rio e Salvador têm pontos de contato, dois deles bem óbvios: Ambas foram capitais e são cidades litorâneas. Outros não são tão óbvios mas a gente saca logo: São cidades históricas antigas, com forte cultura local, pegada boêmia, tristemente pobres na periferia e violentas...
Sampa e Pirenópolis não têm nada a ver com Salvador e Rio!

Pirenópolis

Nas férias sempre vou muito a restaurantes, e ao revisitar e conhecer alguns novos nesses lugares, e em seguida retornar a Brasília e dar um pulo em Piri antes do feriadão de finados, foi que cheguei a algumas conclusões sobre os parâmetros que podem nos guiar nas análises que empreendemos no blog.
Gostaria de fazer então algumas considerações sobre a mesmice gastrô, o restaurante midiático, e finalmente o estabelecimento que se destaca e atinge o patamar de extraordinário.

A mesmice acontece quando algo que revelou-se vendável invade o cenário gastronômico de tal forma que fica difícil de escapar do produto ou estilo de restaurante/bar. Os exemplos são muitos: 
a) PRODUTOS: Pesto (de qq. coisa); chips, molho chimichurri; drink com gin; negroni; moscow mule; pancetta, hambúrguer em suas muitas variações e tamanhos; burrata; molho carbonara; bruschetta; cervejas IPA/NEIPA/SOUR/RIS; pão de fermentação natural; qq. coisa artesanal. O artesanal virou uma panaceia que melhora tudo! 



b) ESTILOS/ESPECIALIDADES: Hamburgueria artesanal; pizzaria chique; parrilla; italiano chique; bares de cervejas artesanais (tap houses em inglês), que estão disputando o mercado com os bares de coquetéis, nova tendência!


NINO, Brasília

Nossa, convenhamos, Brasília pode ficar 10 anos sem abrir restaurante italiano ou hamburgueria, putz! 😲
Restaurantes midiáticos são muitos, e invariavelmente são tidos como melhores do que realmente são, afinal é pra isso mesmo que servem o marketing e a mídia paga., rsrs... 😃
Olhando essa foto do hypado NINO brasiliense aí em cima e...taí um restaurante midiático por excelência! O dono italiano é sócio de um grupo de restaurantes, veio a Brasília antes da inauguração, deu entrevista, não cozinha regularmente em nenhum dos seus restaurantes, tem assessoria de imprensa e...pronto, é um sucesso. É ruim? Não. Marcante? Tb não. Funciona bem, e só. Agora, justiça seja feita, o NINO não é o único restaurante midiático da cidade, e deve ser dos melhores.

o extinto AQUAVIT

Agora vamos falar das casas extraordinárias, assunto muito mais legal que as casas midiáticas e a mesmice gastrô! ;) Quem quiser se esbaldar com a mesmice gastrô e as casas midiáticas que compre a revista 'Encontro gastrô', nas bancas...😂😂😂
Brasília teve e tem \o/ casas extraordinárias. Teve o AQUAVIT, o I MAESTRI, o LE BATEAU IVRE, o CHUS TAPISCOS BAR, o GERO.

E hj, temos o que de extraordinário?! LONDON STREET PUB, TETA CHEESE BAR, CASA BACO, FOGO DE CHÃO, LE BIROSQUE...

Chef Luiz Trigo

Uma casa pode ser extraordinária pela comida/bebidas servidas, pelo ambiente, ou por um conjunto desses aspectos. E, definitivamente, algo pelo qual eu tenho simpatia é a personalidade local da casa. Neste quesito, zero para a FOGO DE CHÃO, convenhamos... 
O LE BIROSQUE da asa sul é o restaurante da hora, coroando uma carreira bem sucedida e escorada quase que exclusivamente no talento do Chef Luiz Trigo, que elevou a carne de porco a um patamar de excelência que ela sempre mereceu, como carne mais saborosa que existe!

bolovo

picadinho

Vá almoçar no BIROSQUE, coma tudo que puder, vá à noite petiscar, tomar um chope da CRULS e uma cachacinha, e, o mais importante, não esquece de me chamar! ;) 
Eu aposto com vcs que o BIROSQUE é tão bom quanto a hypada e midiática CASA DO PORCO paulistana, se não for melhor...

LE BIROSQUE
408 SUL

Cozinha - ***
Serviço - **1/2
Preços - **+
Ambiente - **1/2
Acolhida - **+

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível




Comentários

  1. O Le Birosque é o máximo. Já era admirável no Quituart, agora pertinho e aumentado, virou o que você chamou de extraordinário! (Só não entendo vc colocar o Fogo de Chão nessa categoria…)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Pois é, acho a Fogo de Chão excelente de fato...abs do blogueiro

      Excluir
  2. London Street pub e Fogo de Chão como representantes do extraordinário em Brasília? Não faz nenhum sentido e fala contra as capacidades crítico-gastronômicas do blogueiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom amigo, vc tem seus pontos de vista, e eu os meus. Vc se não quiser não vá a essas casas que reputa comuns, ou até ruins. E, se quiser, crie seu blog e faça as suas próprias escolhas... abs

      Excluir
  3. Marcelo, você criticou de maneira bastante irônica a premiação da revista encontro, então pensei que também lidasse bem com as críticas e ironias, o que não parece ser o caso (certamente você não pretende fazer sua própria revista nem criar seu próprio prêmio, como sugeriu que eu o fizesse). Mas, sem ironias e perguntando com a real curiosidade de quem lê o seu blog há alguns anos, o que você enxerga no London Street Pub para ele estar na sua seleta lista dos excepcionais de Brasília. Confesso que nunca fui ao pub, mas já li o cardápio e o achei um tanto desinteressante, com um monte de opções de linguiças e salsichas, chicken wings, hamburgers e Beef Wellington, tudo meio aleatório para quem se vende como " O #PUB londrino em Brasília 🍻"...

    pode ser que a seleção de cervejas seja boa, pode ser que os pratos sejam muito executados, o que eu duvido, pode ser o ambiente a música, sei lá, talvez você more perto, vá a pé, o que muda comletamente a experiência de frequentar esse lugar, mas enfim, nao entendi o que tem de especial ai....

    Da fogo de chão, o que falar ..? o serviço é bom, competente, com padrão a comida é boa e é isso, desde que foi vendido me parece um lugar sem muita alma....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O london é um dor meus bares favoritos em Brasília, tem personalidade e alto nivel na seleção de cerveja e bebidas, a comida é muito boa e o ambiente sensacional, agora acho que vc devia ir lá conhecer antes de julgar o lugar só lendo o cardápio, pode ir que vale à visita

      Excluir
    2. Só para acrescentar e enriquecer o conteúdo, afirmo que o London Street Pub consegue reunir todos os requisitos de um Bar, por excelência. De fato, é um lugar onde a presunção não excede à modéstia: um atendimento personalizado, a decoração londrina impecável, uma variedade marcante de cervejas, um cardápio justo, além da certeza da música de qualidade. Excepcional!

      Excluir
  4. Lido bem sim com críticas. De fato, acho o London pub excepcional, com sua bem sucedida mistura de bar de cervejas e pub inglês. É bonito, confortável (mas o banheiro dos homens poderia melhorar...), tem um bom mix de chopes/cervejas, drinks, bons petiscos. Ora, fish & chips, beef wellington, hambúrgueres, fritas, todo pub serve isso nas ilhas britânicas! Aliás, beef wellington nem todos, trata-se de um prato + sofisticado que só alguns oferecem, e isso aliás promove o London pub. Salsichas são quase um petisco universal de bares de cervejas, da Alemanha para o mundo. Então, nada aleatório! Engraçado vc duvidar da qualidade da execução dos pratos num lugar que vc não conhece, parece preconceito...Eu moro longe do London pub para o seu governo, e msm assim vou com frequência razoável. Quanto à Fogo de Chão, tb acho excepcional, mas concordo que é um lugar sem muita alma, restaurante de rede, replicado em vários lugares, são coisas do capitalismo! Escreva sempre e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe amigo mas vou me opor às suas críticas. Sou frequentadora desse pub maravilhoso e único, não só pelo ambiente sofisticado, mas como também pela diversificada oferta de cerveja e chops. O pub possui um ambiente acolhedor e conta a excelência no atendimento, já que somos recebidos com a simpatia da dona que faz questão de atender e mimar seus clientes. Quanto a proposta gastronômica oferecida, é perfeitamente condizente com a idéia de pub e não de um restaurante. Os cliente seletos como eu eu tantos outros, procuram este pub especialmente , pelo bom gosto do seu couvert musical, coisa rara em Brasília . Resumindo , senti uma pontinha de dor de cotovelo nos seus comentários desmerecedores, a respeito da London Street Pub. Volte lá com amor no coração, e disposto a ter uma noite agradável e divertida. Recomendo.

      Excluir
  5. Bom, eu acho realmente incrível alguém criticar um bar que não conhece. O London é um local com boa cerveja, boa musica e petiscos gostosos, com certeza vale a pena conhecer para desmitificar esse opinião claramente equivocada a respeito dele!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas