SERGE SEGURA (L'AMOUR DU PAIN, Brasília-DF)

4 PERGUNTAS PARA SERGE SEGURA, DA CONFEITARIA, PADARIA E CAFÉ ‘L’AMOUR DU PAIN’, NA 115 SUL:



1) Pode nos falar um pouco da gastronomia da sua região na França?!

Minha família vive na beira do Mar Mediterrâneo. Na minha Região (Languedoc) se cultiva todo tipo de frutos do mar, especialmente mexilhões, ostras, ouriços. Consumimos peixes de rocha. Usamos bastante azeite, alho, tomate, berinjela, tomilho, alecrim, amêndoas, azeitonas, queijo de cabra e roquefort. Temos frutas como pêssego, melão, damasco, pera, figo. E, claro, os vinhos da região estão sempre presentes, bem como o 'Pastis' no aperitivo. Tudo sempre acompanhado do bom pão: fougasse, pain de lodeve.



2) Qual o diferencial da casa, entre tantas cafeterias abertas em Brasília? (pergunta da fã da página Maria Geralda Rodrigues, Técnica em Radiologia em Brasília)

Tenho produtos inéditos em Brasília, a exemplo de algumas vienoiseries diferentes e experimentações próprias, criadas a partir de clássicos da boulangerie. Destaco, ainda, que a ‘L’amour’ juntou três especialidades francesas de um jeito único e inédito: boulangerie, pâtisserie e café. Por fim, acho muito relevante o fato de ter trazido uma França menos explorada por aqui: o sul, minha região. Isso envolve sabores, hábitos e até uma estética diferente, e pelos quais sou apaixonado. É muito bom poder compartilhar tudo isso com os brasilienses.

Além disso, a ‘L’amour du Pain’ produz sua patisserie e boulangerie com farinhas francesas integrantes do Programa CRC - Culture Raisonnée Contrôlée, patrocinado pelo Ministério da Agricultura da França. Os cereais avaliados por este Programa são rigorosamente controlados e analisados sob critérios que envolvem o respeito ao meio ambiente, à vida e à biodiversidade nos campos. Estes são protegidos de qualquer fonte de poluição e nenhum inseticida de estoque é autorizado nos cereais CRC. Todos os processos envolvem a preservação da água, do solo, da fauna e da saúde dos consumidores. Por isso, temos a felicidade de oferecer produtos excelentes e benéficos para nossos clientes e para o planeta.



3) Dentre os pães, gostaria de destacar 1 ou 2 que reputa fora de série?

Minha baguete de tradition francesa merece o título por seguir rigorosamente as prescrições legais vigentes na França (Decreto 93-1074 de 13 de setembro de 1993). Em síntese, isso envolve o uso de farinha sem aditivos (bagatelle label rouge), levain, sal, água e sem uso de congelamento no processo. Meu croissant, o croissant de amêndoas e a rabanada de brioche são três produtos que os clientes apreciam muito.

4) Como vc vê o cenário gastronômico brasiliense? Mencione um restaurante e um bar que lhe agradam na cidade!

É evidente que a cidade tem recebido muitos talentos. Temos um painel de escolhas gastronômicas interessante. Eu gosto de restaurantes com alma, em que sentimos a paixão de quem trabalha. Importante destacar, também, o trabalho de meus colegas: há vários cafés e boulangeries excelentes, com produtos e personalidades variados.

OBRIGADO.



Comentários

Postagens mais visitadas