ANA CLARA CARVALHO (QUE PASTA?!/DIONÍSIA VINHOS - Brasília-DF)

 6 PERGUNTAS PARA ANA CLARA CARVALHO, SOMMELIÈRE, SÓCIA DO RESTAURANTE 'QUE PASTA?!' E DE UM SITE DE VINHOS


1) Então , vc é brasiliense e , funcionária do Grupo Fasano à época em SP, recebeu o convite para ser sommelière do saudoso Gero aqui em Brasília ?

-Sim, nasci em Brasília. Com 17 anos fui morar em São Paulo, pouco tempo depois comecei a trabalhar no grupo Fasano. Tenho 13 anos de carteira assinada pelo grupo, sem dúvidas foi uma escola, tenho muita gratidão, respeito e admiração por tudo que eles representam na gastronomia. Voltei para Brasília para inaugurar o Gero BSB no Iguatemi a convite do Salvatore Loi, que na época era Chef executivo da rede e sabia que eu era da cidade (sua esposa Tânia é brasiliense e sempre conversávamos sobre nossa Terra). Já estava nos meus planos voltar para perto da minha família e o convite acelerou positivamente o processo.

2) Como avalia o cenário da alta gastronomia em Brasília após o trauma da pandemia ? Mencione 2 estabelecimentos que lhe agradem na cidade! Algum lugar especial fora de Brasília ?!

-A pandemia foi o momento mais difícil vivido pelo setor nos últimos anos. Muitas casas não aguentaram segurar tanto tempo sem movimento. As pessoas falam que só quem é realmente bom ficou aberto, eu não concordo, muitos restaurantes maravilhosos fecharam. Acredito que os mais corajosos e criativos conseguiram se adaptar e hoje lentamente as coisas vão se alinhando. A grande dificuldade pós pandemia são os preços altíssimos e fora da realidade dos insumos.

Wine Garden – Simplesmente amo o ambiente e a proposta. Um lugar casual com boa comida, bons vinhos, música e uma vista de tirar o fôlego. Perfeito para namorar ou passar uma tarde gostosa com os amigos.

WINE GARDEN
Gretta – Também me conquistou pelo ambiente, adoro o clima praiano. A comida é deliciosa e leve, além do serviço ser atencioso e fluido.

Fasano – Sou fascinada por cada detalhe, a comida gostosa sem tanta frescura, o serviço perfeito, gentil, silencioso e o ambiente sofisticado sem excessos.


3) Fale-nos um pouco do seu novo restaurante no Iguatemi ?!

-É um restaurante com comida Italiana clássica, nossa proposta é unir os melhores ingredientes com a praticidade da comida rápida e promover uma experiência diferenciada tanto na loja física quanto no delivery.

Nossa protagonista é a massa fresca. Na cozinha aquário, a produção é exposta ao público para que os clientes possam ver e conhecer todo o processo da massaria da casa.

Acreditamos muito no potencial da nossa cozinha, a expertise da equipe, que trouxe na bagagem experiência em conceituados restaurantes da cidade é um dos pontos chaves do nosso negócio.

QUE PASTA?!
4) De 5 a 10 vinhos para se tomar antes de morrer ?!

-Espumante Champenoise – Pinto Bandeira – Brasil;

-Syrah – Santo Antonio do Pinhal SP - Brasil;

-Pommard – Cotê de Beaune Bourgogne – França;

-Vosne-Romanée – Cotê de Nuits Bourgogne - França;

-Barolo - Piemonte - Itália;



-Greco di Tufo - Campanha – Itália;

-Jerez generosos e dulces naturales – Jerez Andaluzia - Espanha;

-Vin Santo – Toscana – Itália;

-Ice Wine – Península do Niágara – Canada;

-Tokaji Aszú – Tokaj - Hungria.

5) Qual o melhor cliente num restaurante para o sommelier, um grande conhecedor?

-Os meus preferidos são os com paladar ousado, que gostam de conhecer novos vinhos e combinações.

6) Você tem um percurso profissional ligado à enogastronomia. Tem um empreendimento muito interessante na área de vinhos e está para abrir um restaurante italiano. Você é mais da enologia do que da gastronomia. Como pensa em expressar o seu diferencial nesse novo empreendimento? (pergunta da seguidora Cláudia Vasques, diplomata)

-O início da minha vida na gastronomia foi dentro das cozinhas do Fasano, estagiei durante dois anos dentro das cozinhas da rede, passei por todas as praças, com a intenção de me preparar para a maîtria da casa. Atuei nas duas frentes, como maîtresse e sommelière. Me formei em Administração de Empresas focando em me especializar e melhorar a minha gestão. Não consigo desligar uma coisa da outra (vinho e comida). Minha vida sempre foi a cozinha italiana e tenho ao meu lado um sócio (André Sampaio) que admiro muito e tem um caminho parecido, com habilidades diferentes, além de colaboradores escolhidos a dedo, que já trabalharam ao nosso lado por anos. Estamos colocando nossas vivências, identidade e amor pela Itália no Que Pasta?! A nossa busca é por uma cozinha saborosa, sem fugir dos ingredientes, pratos e sabores clássicos da Itália a um preço acessível. E claro teremos uma carta de vinhos pequena (por ser na praça do shopping), mas cuidadosamente harmonizada com nosso menu.

OBRIGADO.

Comentários

Postagens mais visitadas