NOVA CAPELA (Rio de Janeiro-RJ)
Para Jaqueline, que eu levei ao NOVA CAPELA
Dei uma circulada boa por aí nos últimos 45 dias. Fui à Europa, Sampa e Rio. Não posso me queixar...;)
É sempre bom conhecer lugares novos. O budismo diz que todo ano a gente deve ir a um lugar onde nunca foi. E foi assim que eu me mandei para Berlim, Praga, Viena e Budapeste, com passagens por outras localidades menos famosas, mas nem por isso pouco atraentes, caso de Dresden (Alemanha), que eu adorei!
Dresden |
Claro que eu provei muitas coisas boas na viagem, mas tendo em vista o tipo de viagem não pude deter-me como gostaria em mercados e visitar restaurantes destacados pela crítica, ou mais afastados do centro das localidades visitadas. Fui onde deu pra ir. Se pudesse tentar resumir o que comi e bebi, diria que come-se muita salsicha, carne de porco, batata e cerveja por lá. Pratos como o wiener schnitzel (escalope - o de vitela é o mais tradicional - à moda de Viena) e o goulash húngaro são tb muito populares na região.
Gente do mundo todo circula por aquela parte da Europa no fim do verão. Muitos orientais e muitos alemães. Os alemães são ricos, viajam muito e, além do mais, se sentem à vontade no leste europeu, onde uma parcela das populações fala o alemão. Línguas latinas por ali esquece (salvo na Romênia)... mas o inglês te salva!
Budapeste |
Em Budapeste gostaria de recomendar 2 lugares bem bacanas: O pub irlandês JACK DOYLE'S \o/ e o restaurante HORVÁTH, onde fiz a melhor refeição da viagem: Milanesa com recheio de foie gras, especialidade húngara!;)
Horváth |
Mas hoje eu gostaria de me deter na análise de um restaurante/bar tradicionalíssimo do Rio, onde estive mais uma vez: O NOVA CAPELA, um dos ícones da boemia carioca;)
O NOVA CAPELA, ao lado do seu vizinho BAR BRASIL (alemão), carrega uma das coisas mais legais das cidades antigas: As marcas do tempo... Fundado em 1903 com o nome de A CAPELA, o restaurante foi rebatizado depois que um incêndio destruiu o original, e está naquele endereço com este nome desde 1967, acho. Mistura de restaurante português com variado e bar, o NC fez fama com um diabo de um cordeiro com batatas coradas e arroz com brócolis que substituiu um cabrito que revelou-se pouco prático para ser oferecido pela casa. Eu acho isso errado. Ou é uma coisa ou é outra!...O que o NC faz é se aproveitar da fama de um prato para ganhar dinheiro servindo gato por lebre, ou cordeiro por cabrito melhor dizendo (...) Aliás não acho um prato marcante o tal cordeiro. Tem pastel de cordeiro, croquete de cordeiro, tudo chamado de cabrito. Um absurdo.
Mas, não sejamos rigorosos com o NC a ponto de dizer que não tem nada de bom para oferecer, a não ser um cordeiro razoável vendido como outra carne. Pratos como as iscas de fígado, a dobradinha (servida no almoço às sextas), a língua, os rins, a vitelinha, o camarão com chuchu e por aí vai fazem valer a visita ao lendário restaurante, onde servem tb ótimos bolinhos da bacalhau para acompanhar o chope.
O bom serviço e os preços razoáveis completam o conjunto da obra. Torço para que o NC sobreviva naquela selva de bares e casas noturnas em que se transformou a velha Lapa. O NC merece uma visita mas, frise-se bem, não é pelo falso cabrito...
NOVA CAPELA
Av. Mem de Sá
Lapa
Rio de Janeiro - RJ
Cozinha - **+
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **+
Acolhida - **
*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível
Comentários
Postar um comentário