NOVA CAPELA (Rio de Janeiro-RJ)

O FALSO CABRITO
Para Jaqueline, que eu levei ao NOVA CAPELA

Dei uma circulada boa por aí nos últimos 45 dias. Fui à Europa, Sampa e Rio. Não posso me queixar...;)
É sempre bom conhecer lugares novos. O budismo diz que todo ano a gente deve ir a um lugar onde nunca foi. E foi assim que eu me mandei para Berlim, Praga, Viena e Budapeste, com passagens por outras localidades menos famosas, mas nem por isso pouco atraentes, caso de Dresden (Alemanha), que eu adorei!


Dresden

Claro que eu provei muitas coisas boas na viagem, mas tendo em vista o tipo de viagem não pude deter-me como gostaria em mercados e visitar restaurantes destacados pela crítica, ou mais afastados do centro das localidades visitadas. Fui onde deu pra ir. Se pudesse tentar resumir o que comi e bebi, diria que come-se muita salsicha, carne de porco, batata e cerveja por lá. Pratos como o wiener schnitzel (escalope - o de vitela é o mais tradicional - à moda de Viena) e o goulash húngaro são tb muito populares na região.




Gente do mundo todo circula por aquela parte da Europa no fim do verão. Muitos orientais e muitos alemães. Os alemães são ricos, viajam muito e, além do mais, se sentem à vontade no leste europeu, onde uma parcela das populações fala o alemão. Línguas latinas por ali esquece (salvo na Romênia)... mas o inglês te salva!


Budapeste

Em Budapeste gostaria de recomendar 2 lugares bem bacanas: O pub irlandês JACK DOYLE'S \o/ e o restaurante HORVÁTH, onde fiz a melhor refeição da viagem: Milanesa com recheio de foie gras, especialidade húngara!;)


Horváth

Mas hoje eu gostaria de me deter na análise de um restaurante/bar tradicionalíssimo do Rio, onde estive mais uma vez: O NOVA CAPELA, um dos ícones da boemia carioca;)




O NOVA CAPELA, ao lado do seu vizinho BAR BRASIL (alemão), carrega uma das coisas mais legais das cidades antigas: As marcas do tempo... Fundado em 1903 com o nome de A CAPELA, o restaurante foi rebatizado depois que um incêndio destruiu o original, e está naquele endereço com este nome desde 1967, acho. Mistura de restaurante português com variado e bar, o NC fez fama com um diabo de um cordeiro com batatas coradas e arroz com brócolis que substituiu um cabrito que revelou-se pouco prático para ser oferecido pela casa. Eu acho isso errado. Ou é uma coisa ou é outra!...O que o NC faz é se aproveitar da fama de um prato para ganhar dinheiro servindo gato por lebre, ou cordeiro por cabrito melhor dizendo (...) Aliás não acho um prato marcante o tal cordeiro. Tem pastel de cordeiro, croquete de cordeiro, tudo chamado de cabrito. Um absurdo.




Mas, não sejamos rigorosos com o NC a ponto de dizer que não tem nada de bom para oferecer, a não ser um cordeiro razoável vendido como outra carne. Pratos como as iscas de fígado, a dobradinha (servida no almoço às sextas), a língua, os rins, a vitelinha, o camarão com chuchu e por aí vai fazem valer a visita ao lendário restaurante, onde servem tb ótimos bolinhos da bacalhau para acompanhar o chope.



O bom serviço e os preços razoáveis completam o conjunto da obra. Torço para que o NC sobreviva naquela selva de bares e casas noturnas em que se transformou a velha Lapa. O NC merece uma visita mas, frise-se bem, não é pelo falso cabrito...

NOVA CAPELA
Av. Mem de Sá
Lapa
Rio de Janeiro - RJ

Cozinha - **+
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **+
Acolhida - **

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível

Comentários

Postagens mais visitadas