REMANSO DO PEIXE (Belém-PA)

TUCUPI


Se a gente for até Belém, e num dia visitar o mercado 'Ver-o-peso', almoçar uma caldeirada de pescada, olhar aquele mundão de água doce ali da Estação das docas - ou do alto da torre que tem no Mangal das garças - e à noite for tomar 'umas e outras' lá no bar (que tb produz a cerveja) da Amazon Beer, tb na Estação das docas... pronto, já valeu vencer os 2.000/3.000 km. de distância que separam Belém da maioria das capitais brasileiras! Belém, a quente e arrebatadora metrópole do norte, a equatorial, Belém e suas mangueiras, Belém a bela, a cidade do tacacá, do filhote e do tucupi...


Belém

O mercado é fantástico, de uma riqueza e autenticidade impressionantes. Caso se vá ficar poucos dias em Belém, a minha dica é: Vá todos os dias ao mercado e passe ao menos meia hora por lá! Tem um pouco de tudo: Peixes de rio e frutas maravilhosos, carnes, açaí, raízes, poções milagrosas, temperos, pequenos restaurantes servindo açaí com peixe frito, salgados, maniçoba. Há uma curiosa disputa em torno do melhor peixe frito servido por lá;)




Mercado
Interessante notar que o açaí, lá em Belém, é integrado à refeição e não um lanchinho que se faz no meio do dia como aqui em Brasília. O açaí de lá está mais para um creme que para o sorvete ao qual se pode adicionar um monte de coisas - várias altamente calóricas! - que consumimos por aqui. O açaí lá pode ser tomado após a refeição, com farinha - paraense adora farinha;) - e açúcar à parte, ou pode acompanhar peixe (frito/assado) e se torna assim uma refeição completa.


Açaí

Fazia 20 anos que eu não ia a Belém, e consegui reencontrar o amigo taxista que me atendeu lá da última vez. Está na praça há 40 anos, tendo trabalhado 30 no ponto do extinto Hotel Equatorial, grande Edmilson!
Explorei bem a cidade desta vez, e agora posso dizer que conheço Belém razoavelmente bem. Os famosos sorvetes da CAIRU não se pode deixar de provar. Na Estação das docas vale almoçar um dia no tradicional LÁ EM CASA, que antigamente funcionava em outro endereço.


LÁ EM CASA

O bar da AMAZON BEER é tb um clássico local. Uma delícia experimentar ali os vários estilos de cerveja oferecidos, com frutas regionais na receita, ali em frente à baía do Guajará, provando petiscos - servidos em rodízio na happy hour - como bolinhos de filhote e queijo de Marajó na chapa;) No mercado é possível achar este queijo de búfala artesanal, fica a dica.
Queria recomendar em Belém o restaurante REMANSO DO PEIXE, dos irmãos Castanho. Numa vilazinha residencial, onde vc não espera achar um restaurante daqueles, servem por lá comida regional de prima, e com direito a releituras.


Chef Thiago Castanho

Embora falte um pouco de conforto, sobram autenticidade ao lugar e talento ao Chef Thiago, que entrega uma cozinha que valoriza toda a riqueza dos produtos regionais. Sensacional o casquinho de caranguejo. Sua versão da moqueca paraense (com os onipresentes tucupi e jambu) idem.




Há um pequeno empório onde vendem produtos regionais (farinhas, geléias e até o raro chocolate da Ilha do Combu), além de alguns itens de produção própria. Bom serviço e preços razoáveis. Evite ir sozinho, pois vai sair mais caro...Adorei o REMANSO! Muito legal a história toda da família, a peixaria do pai, a origem humilde...e muito legal tb eles manterem a sala onde o restaurante começou - como uma pizzaria - ali no térreo!


Adorei voltar a Belém, pena que não é mais perto para ir mais frequentemente. Gostaria de voltar várias vezes ao REMANSO DO PEIXE e de conhecer o REMANSO DO BOSQUE, o outro restaurante dos irmão Castanho (o outro chama-se Felipe), mais sofisticado. Bela a história dos irmãos Castanho, bela é Belém, bela é a vida, não acham?!

REMANSO DO PEIXE
Travessa Barão do Triunfo, 2590 – casa 64
Marco
Belém-PA

Cozinha - **1/2 (preliminar)
Serviço - **1/2
Preços - **+
Ambiente - **+
Acolhida - **+

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível


Comentários

  1. Que delícia, Marcelo !! Delícia ler o que vc descreve das delícias da minha terra....delícia lembrar do cheiro e do gosto das coisas de lá......hummmmmmm :)) Bj !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Que bom que vc gostou da matéria!
      O delicioso almoço com sua família foi um dos pontos altos da estadia em Belém.
      Escreva sempre.
      Bj

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas