REMANSO DO PEIXE (Belém-PA)
Se a gente for até Belém, e num dia visitar o mercado 'Ver-o-peso', almoçar uma caldeirada de pescada, olhar aquele mundão de água doce ali da Estação das docas - ou do alto da torre que tem no Mangal das garças - e à noite for tomar 'umas e outras' lá no bar (que tb produz a cerveja) da Amazon Beer, tb na Estação das docas... pronto, já valeu vencer os 2.000/3.000 km. de distância que separam Belém da maioria das capitais brasileiras! Belém, a quente e arrebatadora metrópole do norte, a equatorial, Belém e suas mangueiras, Belém a bela, a cidade do tacacá, do filhote e do tucupi...
Belém |
O mercado é fantástico, de uma riqueza e autenticidade impressionantes. Caso se vá ficar poucos dias em Belém, a minha dica é: Vá todos os dias ao mercado e passe ao menos meia hora por lá! Tem um pouco de tudo: Peixes de rio e frutas maravilhosos, carnes, açaí, raízes, poções milagrosas, temperos, pequenos restaurantes servindo açaí com peixe frito, salgados, maniçoba. Há uma curiosa disputa em torno do melhor peixe frito servido por lá;)
Mercado |
Açaí |
Fazia 20 anos que eu não ia a Belém, e consegui reencontrar o amigo taxista que me atendeu lá da última vez. Está na praça há 40 anos, tendo trabalhado 30 no ponto do extinto Hotel Equatorial, grande Edmilson!
LÁ EM CASA |
O bar da AMAZON BEER é tb um clássico local. Uma delícia experimentar ali os vários estilos de cerveja oferecidos, com frutas regionais na receita, ali em frente à baía do Guajará, provando petiscos - servidos em rodízio na happy hour - como bolinhos de filhote e queijo de Marajó na chapa;) No mercado é possível achar este queijo de búfala artesanal, fica a dica.
Queria recomendar em Belém o restaurante REMANSO DO PEIXE, dos irmãos Castanho. Numa vilazinha residencial, onde vc não espera achar um restaurante daqueles, servem por lá comida regional de prima, e com direito a releituras.
Chef Thiago Castanho |
Embora falte um pouco de conforto, sobram autenticidade ao lugar e talento ao Chef Thiago, que entrega uma cozinha que valoriza toda a riqueza dos produtos regionais. Sensacional o casquinho de caranguejo. Sua versão da moqueca paraense (com os onipresentes tucupi e jambu) idem.
Há um pequeno empório onde vendem produtos regionais (farinhas, geléias e até o raro chocolate da Ilha do Combu), além de alguns itens de produção própria. Bom serviço e preços razoáveis. Evite ir sozinho, pois vai sair mais caro...Adorei o REMANSO! Muito legal a história toda da família, a peixaria do pai, a origem humilde...e muito legal tb eles manterem a sala onde o restaurante começou - como uma pizzaria - ali no térreo!
Adorei voltar a Belém, pena que não é mais perto para ir mais frequentemente. Gostaria de voltar várias vezes ao REMANSO DO PEIXE e de conhecer o REMANSO DO BOSQUE, o outro restaurante dos irmão Castanho (o outro chama-se Felipe), mais sofisticado. Bela a história dos irmãos Castanho, bela é Belém, bela é a vida, não acham?!
REMANSO DO PEIXE
Travessa Barão do Triunfo, 2590 – casa 64
Marco
Belém-PA
Cozinha - **1/2 (preliminar)
Serviço - **1/2
Preços - **+
Ambiente - **+
Acolhida - **+
*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível
Que delícia, Marcelo !! Delícia ler o que vc descreve das delícias da minha terra....delícia lembrar do cheiro e do gosto das coisas de lá......hummmmmmm :)) Bj !!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
ExcluirQue bom que vc gostou da matéria!
O delicioso almoço com sua família foi um dos pontos altos da estadia em Belém.
Escreva sempre.
Bj