DONANA (Salvador-BA)

Salvador
DENDÊ

Terá sido real, ou foi só um sonho, ou uma alucinação?! Foi real sim, afinal eu não uso drogas, não estou senil e nem mesmo tinha tomado umas cervejinhas naquele dia. Sim, no final da tarde de um dia de semana eu olhava para o mar enquanto aguardava um bobó de camarão no tradicional YEMANJÁ de Salvador!;) Claro que eu sei que isso não é pra qq. um, mas tb não precisa ser rico...a vida tem muita coisa boa afinal, e embora eu não pretenda viver muito ainda quero mais uns aninhos aqui neste mundo - maravilhoso - mas tb confuso e injusto...
YEMANJÁ tem o seu charme de restaurante praiano turístico, suas paredes azuis, as baianas, e um bobó de camarão estupendo! Qq. um que traça aquele bobó com uma pimentinha e come uma cocada depois sai dali meio baiano, não tem jeito...a Bahia não é a minha praia mas tem umas pegadas fortes 'meu Rei';)


Yemanjá

Em Salvador já estive várias vezes, ficando invariavelmente no Rio Vermelho, bairro boêmio onde morou Jorge Amado. Ali fica a FOGO DE CHÃO, que não tem muito a ver com o despojamento - e a pobreza - da cidade mas tem tudo a ver com uma preferência nordestina: O churrasco. Quem gosta de camarão mesmo é o brasiliense, nunca vi tanta paixão!;). Mais autêntico no bairro é o acarajé de Dinha, onde a baiana pega a colher que mexe no acarajé com a mesma mão suja que recebeu o dinheiro do freguês. Mas Salvador é assim mesmo, pobre e autêntica, ame-a ou deixe-a! Eu não tenho muita dificuldade em ir embora não, confesso...


Acarajé da Dinha

Eu como acarajé, moqueca, mariscada, vatapá, abará, bom, eu como quase tudo...;) Mas pra mim o grande prato baiano, e um dos grandes pratos do país, é o bobó de camarão...


Bobó de camarão

Em restaurantes turísticos de Salvador come-se bons bobós, moquecas e ensopados - os últimos ideais para quem quer algo mais leve, sem azeite de dendê - Pode ser YEMANJÁ, KI MUKEKA, BARGAÇO, DADÁ...


Chef Dadá

Tem DONANA tb, totalmente integrado à paisagem, ali em Brotas, numa área pobre da cidade para brasiliense, mas remediada para soteropolitano(...). A gente entra e, num ambiente quase de bar, é logo informado que o ensopado de camarão serve 1 homem e 2 mulheres - ou seja, o restaurante é honesto, pois em outros tentam empurrar comida, isso já aconteceu comigo em YEMANJÁ inclusive - ponto para a Casa. Bolinhos de peixe OK e um ensopado delicioso, embora o molho tenha ficado devendo um pouco mais de corpo. Para beber uma jarra de água de coco. Conta: Menos de 50 pratas por pessoa, e os brasilienses de queixo caído...Servem um sarapatel avalizado pelo meu amigo Hamilton \o/. Esqueça vinhos e tome cerveja. Serviço de lugar simples.


Ensopado de camarão

Claro que DONANA nunca terá a magia e o conforto de YEMANJÁ, a vista do mar... mas para uma experiência num lugar autêntico e com ótima comida eu recomendo. 
O fato é que eu não deixo a Bahia de coração partido não, numa boa, mas aquilo lá é Brasil profundo, Brasil com dendê e pimenta "meu Rei"!...

DONANA
Centro Comercial do Conjunto dos Comerciários - Avenida Teixeira Barros, s/n - Brotas (tem filial em Villas do Atlântico)
Salvador-BA



Cozinha - **1/2
Serviço - **
Preços - ***
Ambiente - **
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/regular
* - Sofrível






Comentários

  1. Seu blog está maravilhoso, Marcelo Sabóia, parabéns 👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ganhei meu dia... obrigado amiga generosa!
      bj

      Excluir
  2. Deu até vontade de conhecer. Realmente, brasiliense não dispensa um camarão! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Escreva sempre!
      abs

      Excluir

Postar um comentário