Pular para o conteúdo principal

OLIVER ST. JOHN GOGARTY (Dublin, Irlanda)

BAILE ÁTHA CLIATH* - Para Graham Surman
Cliffs of Moher, no oeste do país


Um sonho, uma escapada da realidade, momentos preciosos que serão lembrados para sempre, algumas viagens tem este significado...a grana da maioria é limitada, as férias tb, e na velhice ninguém sabe como vai estar de saúde e de grana, muita gente que adiou a realização de sonhos para a velhice ficou sem eles (...).
Nunca me esquecerei do avião deixando o Reino Unido e sobrevoando o mar da Irlanda rumo a Dublin. 
Irlanda, celtas, vikings, normandos, língua gaélica, uma terra de muita história e de muitas batalhas, terra de escritores, terra do U-2 e da Guinness, terra de gente ruiva:)
Pra mim, estar num lugar cheio de história, de uma natureza arrebatadora e ótimas cervejas, em particular as stouts, já é mais que suficiente;) mas tem ainda a música, a literatura e o uísque irlandês, quer dizer, a Irlanda é uma overdose!


Dublin

Pra completar, um povo caloroso e educado recebe a todos disposto a partilhar o seu país e as suas tradições. Ficaria lá 1 ano, dormindo em castelos e conhecendo os pubs do país, as cervejas... quando cansasse das cervejas, partiria para os uísques!;)
Eu não fui à Irlanda pensando em comer bem. Como todos sabem, as Ilhas britânicas são pra quem quer beber bem. E isso eu consegui. Mas tive a impressão de que lá come-se melhor que na Inglaterra ou na Escócia, mas para afirmar isso com mais convicção teria que conhecer melhor esses países, enfim, há sempre uma margem de erro quando se escreve sobre um assunto complexo como a restauração.


Torneiras de chope num pub irlandês

Algo que me chamou a atenção foi que o pub irlandês típico é um bar diurno, serve almoço e fecha cedo. O petisco não é muito difundido, servem castanhas ao chegar a bebida. Quer dizer, vai-se ao pub pra beber (e não é pouco...), assistir um jogo na TV, ver os amigos...e quem quiser comer deve esticar num restaurante ou international pub. Em Dublin, estica-se invariavelmente em Temple Bar para tomar a última e comer algo. Os irlandeses consideram a cerveja um alimento, e então enquanto se bebe não é necessário petiscar; em outras palavras, em restaurante se come, em pub se bebe, simples assim!




'Oliver St. John Gogarty' é um international pub no coração de Temple Bar, tradicionalíssimo. Pub no térreo com música ao vivo, restaurante irlandês no primeiro piso, e pousada nos andares de cima. Uma festa no térreo, e vc se recompõe nos andares de cima;)


Pão de cerveja 'Guinness'

Restaurantes tradicionais em áreas cheias de turistas, sem maiores virtudes, podem sobreviver por muito tempo graças aos turistas, mas há os bons tb. Parece ser o caso do 'Oliver SJ Gogarty'...No couvert, pão de Guinness, depois escolher entre várias receitas tradicionais - na dúvida vá de Irish stew (guisado de cordeiro) que não tem erro - e ao final doces ou queijos irlandeses, nada mal, tudo very irish!:) Muita cerveja e vinhos. Serviço eficiente. Preços compatíveis com a experiência.



Eu fui feliz na Irlanda. E quando eu tomei uma pint de Guinness no bar do museu da cervejaria, olhando para a fábrica da mítica cerveja, e com Dublin ao fundo, eu fui absurdamente feliz...

*Dublin em gaélico.

OLIVER ST. JOHN GOGARTY
58 Fleet St., Dublin - IRLANDA

Cozinha - **1/2
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **1/2
Acolhida - **+

***- Excelente
**- Bom/regular
*- Sofrível










Comentários