CHEF EDVÂNIA NOGUEIRA (PORTO CAVE, Goiânia-GO)

ENTREVISTA COM CHEF EDVÂNIA NOGUEIRA, ‘PORTO CAVE’, GOIÂNIA-GO:




1) Então, começo sempre do começo...de onde vem o seu interesse pela cozinha?!

Acredito que em parte pela maneira como meus pais cuidaram da nossa alimentação, frutas da estação, comer juntos, ensinaram-nos a apreciar o que se come, enfim, o simples e bem feito! Memórias gustativas e afetivas acessadas com a chegada do Pedro e daí o 'Porto Cave'.

2) Parece bastante claro que para resolver se dedicar à cozinha portuguesa vc antes encontrou um português no seu caminho... como foi isso?

Um encontro de almas que resultou em um projeto de amor, o 'Porto Cave'. Ele, de uma família de comerciantes que também já produziu vinhos pra consumo próprio, como a maioria das famílias daquele país. Eu, professora desde os 17 anos, mestranda em Psicologia Social e um imenso gosto por cozinhar e partilhar com a família e amigos. Sempre que viajava trazia na bagagem experiências enogastronômicas e o desafio de fazer e partilhar. Em virada de século diante de um recomeço de vida a dois, aberta a novas experiências haja vista a vocação dele para o comércio e neste, os vinhos portugueses, a mim coube harmonizar a nova vida, e nem só, com a culinária lusitana. Belo e árduo trabalho onde há dez anos aprimoramos ambientes e sabores num desafio permanente de busca pela qualidade do prato e serviço.

José Pedro & Chef Edvânia

3) O que é a cozinha portuguesa moderna para vc?

Como não optei pela “Cozinha portuguesa moderna”, haja vista a nossa escolha pela tradicional culinária portuguesa, apenas conheço alguns chefes em eventos que participo anualmente em Portugal, bem como em seus restaurantes; Rui Paula do DOP e DOC / Porto, Vitor Sobral / Tasca da Esquina / Lisboa, José Avillez / Tavares – Lisboa, Henrique Mouro / Bica do Sapato – Lisboa, Luís Baena / Terraço - Lisboa, Henrique Sá Pessoa e Chakall fazem esta moderna cozinha portuguesa em programas de TV. Particularmente aprecio e admiro o trabalho de renovação e até mesmo resgate e valorização de seus produtos e produtores locais. Percebo que não menosprezam o tradicional. E isso é bom!

4) Qual a proposta do 'Porto Cave'? Vcs distribuem vinhos tb, não é?

O cliente que procura um restaurante português espera pão, vinho e fartura à mesa, e um bom prato de bacalhau do Porto regado com azeite português não pode faltar. A doçaria tradicional tem seu lugar com os Pastéis de Belém, Pudim de claras, Leite creme queimado, Natas do céu, Ovos moles, Farófias e até Rabanadas em tempos de Natal.
O 'Porto Cave', www.portocave.com, na verdade é nome fantasia da Empresa Sabores de Portugal Com. Imp. Exp. Ltda., www.saboresdeportugal.com.br, criada com o objetivo de importar e distribuir azeites e vinhos portugueses. Hoje a empresa já importa os Vinhos e azeites do Esporão e Quinta do Crasto, Solar dos Lobos, Terras do Demo e tem uma marca própria de azeite, o Lagar do Porto.



5) Mencione uma entrada, um prato principal e uma sobremesa que não se pode perder no seu restaurante!

Gosto muito do nosso couvert (especial geléia de tomate da casa) com os pães e azeite sempre à mesa; Bacalhau entremeado (solicitado por clientes que apreciam um bacalhau suculento, em posta); para sobremesa sugiro aos apreciadores de um bom vinho do Porto ou café, o Pastel de Natas / Belém! Aos que preferem algo mais refrescante, as Natas do céu deixam qualquer pecador nas nuvens!


OBRIGADO.

Comentários

Postagens mais visitadas