GALETO DO LEBLON (Rio de Janeiro-RJ)

CARIOQUICES

Estive no Rio recentemente e me diverti como sempre. Apesar de todos os problemas, a capital fluminense esbanja beleza e charme. Há muito tempo que não ia ao histórico BAR LUIZ no centro, foi ótimo ter voltado. É uma viagem no tempo a gente ver uma foto do aniversário de 50 anos do bar em...1937! Nossa, a gente ver um monte de gente que já morreu numa foto que mostra as pessoas às vezes jovens ainda...pensar em seus filhos e netos, onde andarão...será que frequentam o BAR LUIZ? Sabem que seu avô (ou bisavô) está numa foto antiga por lá?!

BAR LUIZ

Outro lugar que vale a pena conhecer em se estando no centro do Rio (uma balbúrdia, prepare-se!) é a tradicionalíssima CONFEITARIA COLOMBO, que tem uma filial no Forte de Copacabana.
Deixando um pouco de lado casas vetustas, vale a pena conhecer a empreitada de Jair Coser - ex-dono do império FOGO DE CHÃO - no Rio, a moderna e linda churrascaria ASSADOR RIO'S, com a vista deslumbrante da baía de Guanabara e do Pão de Açúcar. Embora não seja o foco, não se deve deixar de provar os queijos finos do bufê;)


Jair Coser




ASSADOR

O Rio, ah o Rio...seus graves problemas e seu charme incomparável! Terra de bares emblemáticos e de petiscos que fizeram fama. No PAVÃO AZUL, vá de pataniscas de bacalhau; no ACONCHEGO CARIOCA, vá de bolinhos de feijoada, petisco nascido lá;) E a gente percebe que os bares simples do Rio são muitas vezes charmosos, o que parece ser proibido por lei em Brasília (...)
É interessante notar que o carioca come galeto de um jeito diferente do brasiliense. No Rio, não se vê o sistema de rodízio daqui e que é típico do sul do país. O carioca come um galeto com as guarnições servidas à parte. Invariavelmente, serve-se arroz, farofa e batatas fritas/portuguesas e molho à campanha. 




No coração do Leblon, hj o bairro mais caro do Rio, na região do lendário 'baixo' Leblon, território boêmio frequentado por jovens e artistas - e que eu acho que já teve dias melhores - marca presença há décadas o GALETO DO LEBLON, que serve um ótimo galeto e um pouco de tudo, além do chopinho que embala a boemia...



É sem dúvida uma experiência carioca das mais autênticas traçar um galeto acompanhado de um chopinho, sem dispensar a linguicinha na brasa que geralmente é oferecida de entrada;) O bom serviço e os preços razoáveis fazem do tradicional GALETO DO LEBLON uma ótima escolha. Ambiente simples mas refrigerado, o que faz diferença numa cidade como o Rio.


Fui muito ao GALETO DO LEBLON na época da Faculdade, e naquela época de grana curta era muito chope e pouca comida fora de casa. Lembro de um colega que gostava de pedir salsichão no GALETO, nunca mais o vi. Os anos 80 foram tempos difíceis para o país. E eu era só mais um jovem que vivia por ali, com os sonhos e esperanças próprios da idade, e sem saber ainda que Brasília me aguardava...



GALETO DO LEBLON

R. Dias Ferreira, Leblon
Rio de Janeiro-RJ

Cozinha - **1/2
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **+
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível







Comentários

Postagens mais visitadas