FAUSTO & MANOEL (Brasília-DF)

CARTA DE FORMIGA

É muito comum nas grandes cidades um bar se expandir e virar uma rede, coisas do comércio e do capitalismo. O bar/restaurante pode ter várias filiais ou variações por assim dizer, quando um grupo detém várias casas com nomes e formatos variados, ou nem tanto. 

É interessante notar, outrossim, que dificilmente se comerá ou beberá grande coisa num bar de rede, mas eles funcionam como portos seguros para o consumidor, que sabe o que vai encontrar no BELMONTE no Rio ou no FAUSTO & MANOEL em Brasília...

Quando cheguei em Brasília o CARPE DIEM era um sucesso por aqui. Multiplicou-se e depois foi encolhendo, hj nem sei se existe ainda alguma filial. Fui muito no CARPE DIEM da 104 sul nos meus primeiros anos de Brasília...Junto ao DOM FRANCISCO e ao extinto LA VECCHIA CUCINA, pode-se dizer, sem risco de errar, que essas 3 casas eram das poucas conhecidas fora de Brasília naquela época.

Onde funcionou o CARPE DIEM na 104 sul ergue-se hj um lugar que eu adoro, a CASA ALMERIA, misto de empório, cafeteria, padaria e restaurante.\o/

CASA ALMERIA

O DOM FRANCISCO era uma rede tb, hj só restam 2, é difícil se manter num mercado competitivo em que surgem novidades toda hora, novas tendências. Na realidade é um colosso o Chef Francisco ter ainda 2 restaurantes depois de todos esses anos!

Chef Francisco 
Outro dia eu tava pensando: "Será que existe algum restaurante contemporâneo, ou gastrobar, que não tenha chips, molho chimichurri, burrata, pesto, drink com gin, cerveja IPA, negroni, massa à carbonara, pancetta, hambúrguer grande ou mini?!" Se alguém souber me conte...(...)

espaguete à carbonara
Outro grupo que teve muito destaque por aqui tempos atrás foi o do falecido empresário Jorge Ferreira, e que desapareceu; por falta de renovação e divulgação especulo eu. Eram restaurantes e bares com decoração carioca antiga e cardápio do sudeste, com forte pegada mineira, em homenagem às origens do fundador do grupo. Eram casas que se repetiam, mudava o nome, uma ou outra coisa do cardápio, mas não variava muito, se vc fosse ao BAR BRASÍLIA, o meu preferido, não ia achar nada muito diferente nos outros bares do grupo. O tal MERCADO MUNICIPAL revelou-se uma aposta furada no médio prazo, durou pouco.

o (extinto) BAR BRASÍLIA
Eu fui muito às casas do Jorge Ferreira, principalmente ao BAR BRASÍLIA. Mas sempre achei que Brasília sairia ganhando se tivessem menos casas parecidas de uma pessoa só e casas de formatos diferentes de outras marcas. Não que eu seja um oráculo, mas eu escrevi que seria legal se o DELIRIUM CAFÉ viesse pra cá, e...veio mesmo! Mas não durou muito, pena. E o grupo Jorge Ferreira, como todos sabem, ruiu após a morte do seu fundador, o que demonstra que muito do sucesso das casas se escorava no marketing pessoal de Jorge, em sua capacidade de empreender e renovar seus estabelecimentos. Virou história...

Um grupo brasiliense que vem atravessando os anos, sobrevive às crises,  pandemia e o 'diabo a quatro' é o FAUSTO & MANOEL, sólido feito uma rocha.


Não é o meu tipo de bar, reconheço, mas eu vou com alguma regularidade. Não tem cerveja inglesa, não tem queijo artesanal, não é transado, nem moderno e cheio de hipsters como outras casas. Mas tem chope, petisco, almoço, happy, janta, gente, música, todo dia, toda hora, o FAUSTO & MANOEL é um cão fiel, tá sempre ali!


O FAUSTO & MANOEL agrada por oferecer um mix de 'bebes e comes' num ambiente alegre e com algum conforto, e não por servir grandes coisas para gourmets. Abre todo dia, e eu tenho uma simpatia enorme por lugar que abre todo dia, e não gosto tb de bar que fecha cedo. Bar que fecha 22 hs. prefiro ir em outro. Quem não gosta de trabalhar à noite e quer chegar cedo em casa deve procurar outra profissão (...).

Mas o F&M tem lá os seus itens gourmet, sejamos justos. Uísque de quase 2 mil, linguiças holandesas, cerveja alemã de trigo...

O F&M não é gastronômico, e portanto não pode ser encarado sob esta ótica, simples assim. Hj mesmo é capaz de eu ir lá, no sudoeste, onde morei por muitos anos. Mais que um bar, naquele bairro cheio de gente sozinha, o F&M do sudoeste é quase um clube! 😀

FAUSTO & MANOEL
CLSW 101 (Sudoeste) e outros endereços

Cozinha/Bebidas - **+
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **1/2
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível




Comentários

Postagens mais visitadas