BRASEIRO DA GÁVEA (Rio de Janeiro-RJ)

Baixo Gávea
NO BAIXO... DE DIA E DE NOITE

Conheci aqueles lugares tem mais de 30 anos, não só faz muito tempo como - e principalmente - sou também outra pessoa, ninguém é o mesmo depois de tanto tempo...a juventude é um tempo bem diverso da meia idade onde me encontro, uma fase cinzenta da vida (...).
Eu andava por aquelas bandas tinha 20, 21 anos, primeiro foi a vez do 'baixo' Leblon, eternizado na canção de Caetano Veloso, mas numa época um pouco anterior à minha.

O compositor Caetano Veloso no início dos anos 80

Pedaços de pizza e chopp na GUANABARA, chopp no DIAGONAL e, para os mais endinheirados, paella no REAL ASTÓRIA. Uns salgados e um suco turbinado podiam tb quebrar o galho no fim da noite no BB LANCHES. Pra quem não sabe, o Bar DIAGONAL tem esse nome pois fica na... diagonal do REAL ASTÓRIA, 'RA' para os íntimos...hj o velho 'RA' fica ali perto do Iate Clube, nunca mais fui lá.

Pizzaria Guanabara

Mas o lugar que conheci melhor, seja por geração seja porque era morador do bairro na época, foi o 'baixo' Gávea, nossa, fui demais lá! É incrível como ao mesmo tempo o lugar me parece familiar e totalmente estranho... aquele lugar não tem mais nada a ver comigo, não conheço mais ninguém que vai lá, e aquilo lá vive cheio, como já vivia naquela época por sinal...
Eu conheci muita moça bonita no 'baixo', a mais nova delas deve ter hj 45 anos (...). Não adianta, somos todos vítimas do tempo.
Lembro-me bem que onde funciona o BRASEIRO DA GÁVEA funcionava um 'pé-sujo' nos anos 80, a LANCHONETE DIAS SANTOS, provavelmente homenageando o português dono do lugar, e que comprou aquilo lá antes do lugar virar moda. É preciso que se entenda que a Gávea não é um bairro da orla e nunca teve o destaque do vizinho chique, o Leblon, hj o bairro mais caro do Rio.
Os comerciantes dizem que o ponto é 50% do sucesso do negócio, e então em 95 no estratégico ponto da DIAS SANTOS instalou-se o BRASEIRO DA GÁVEA, hj já tão famoso quanto o vizinho mais velho, o HIPÓDROMO:)



Jovens - uma marca do bairro - famílias e quem trabalha na região lotam o BRASEIRO atrás do galeto, da famosa picanha e do chopp, afinal se está no Rio, terra do chopinho;)



Animado e barulhento, falta um pouco mais de conforto ao lugar, pois tem muitas mesas e vive cheio - se estiver vazio fique preocupado, algo de ruim está acontecendo na cidade;) - mas tb como não se gasta muito, não se pode exigir muito! Por outro lado, se para comer nada é extraordinário, nada é ruim tb. Não inventa nada mais sofisticado e pede uma linguicinha e depois galeto ou picanha - com arroz (opção com brócolis), fritas e farofa - tome chopp ou caipirinha, pois é tb bar e vc não está no GERO (...). Saber pedir as coisas certas é essencial em restaurantes:)


O serviço é o que se espera de um bar e churrascaria simples de bairro. 
Então é isso, o BRASEIRO tem lá os seus problemas, a meu ver os acompanhamentos deixam um pouco a desejar, mas a carne é boa. Num dia bonito ou numa noite animada (quase todas no 'baixo'!) é difícil resistir ao BRASEIRO e suas meninas bonitas, moradoras do bairro ou alunas da PUC;) Aliás, convenhamos, é difícil resistir ao Rio...

BRASEIRO DA GÁVEA
Pça. Santos Dumont, Gávea
Rio de Janeiro-RJ

Cozinha - **+
Serviço - **+
Preços - **
Ambiente - **
Acolhida - não se aplica

***- Excelente
**- Bom/Regular
*- Sofrível

Comentários

Postagens mais visitadas