KI-FILÉ (Brasília-DF)
PELOS COMÉRCIOS...
Muitos restaurantes são simplesmente comerciais, servem a um público existente na região; tais restaurantes são frequentados invariavelmente porque são próximos de onde se mora ou trabalha. É a conveniência que determina a escolha, e não necessariamente a qualidade do que é servido, que pode até ser muito boa!
Nas cidades maiores é muito fácil identificar os restaurantes comerciais. As pessoas muitas vezes almoçam fora num desses restaurantes, e tem sempre um 'quilo' perto de casa...;)
Alguns restaurantes comerciais elegem um prato para ser seu carro-chefe, um atrativo. Na realidade o carro-chefe não é bem eleito pelo restaurante, ele é geralmente o prato mais pedido simplesmente, coisas do comércio.
No Rio o tradicional FILÉ DE OURO serve o filé à Osvaldo Aranha, num cardápio onde os filés com guarnições diversas se sobressaem. Mas a fritada de camarão e o bolinho de bacalhau são ótimo tb.
![]() |
FILÉ DE OURO |
Em São Paulo o tradicional REI DO FILET (antigo FILET DO MORAES) tb serve filés com guarnições variadas a um preço absurdo. Não recomendo...
Aqui em Brasília faz sucesso há muitos anos o picadinho do FRED. Nunca achei nada muito especial, mas apesar do preço absurdo vive cheio. Conheci o austríaco Fred, fundador do restaurante, pioneiro de Brasília e amigo de Juscelino! Ao velho Fred simpatia e histórias pra contar não faltavam. Ao restaurante FRED sempre faltou conceito.
Um restaurante mais simples e sem o destaque de todos esses já mencionados é o tb tradicional KI-FILÉ brasiliense. Especializado em filés com guarnições diversas e feijoada. Meio caminho andado pra se 'fechar a conta' no Brasil...😉😀
Pra mim, mais que pela qualidade do que é servido, o KI-FILÉ (fundado por Cavalcante e um irmão e hj administrado por seus filhos) se destaca por oferecer... pratos que agradam ao paladar da maioria \o/. É sabida a predileção do brasiliense pela carne. Tb a oferta de pratos típicos como a dobradinha, a rabada e o cozido são um diferencial. Melhor ainda, o restaurante serve os pratos típicos em dias fixos, e à vontade, o que encarece um pouco mas tb não deixa ninguém sair com fome de lá...;). Rolam ainda um estrogonofe, carneiro, um fígado. Carne-de-sol tem todo dia.
Restaurante movimentado e com ótimo atendimento, apesar de estar sempre cheio. À noite rola uma happy-hour, com petiscos e uns sandubas, nunca fui. Quem chega é brindado com batatas fritas, torresmo ou um caldinho de feijão bem temperado.
O KI-FILÉ não se destaca por servir algo especial - de alta qualidade ou diferente - mas tb não decepciona. Sendo assim, é uma casa que soma, que vale a visita. Vida longa ao mesmo!
405 norte
Cozinha - **+
Serviço - **1/2
Preços - **
Ambiente - **
Acolhida - **1/2
*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível
Comentários
Postar um comentário