5 PERGUNTAS PARA THIAGO BIAZON E MARÍLIA MARRA, DO BAR SANTUÁRIO (BRASÍLIA-DF)

1) Como vcs preveem o cenário da cerveja artesanal nos próximos 5 anos em Brasilia? (pergunta de Marina Lima, sommelière de cervejas e sócia da URBAN CERVEJAS ARTESANAIS, Brasília-DF)

-Excelente pergunta!
Bom, teremos que lidar com uma concorrência interna, pois economicamente não vemos um dólar caindo, logo, dificilmente teremos concorrência de cervejarias de fora.
Além disso, as pessoas estão bebendo menos e melhor. O público está refinando o gosto e sendo mais exigente, assim como também vemos um movimento crescente de cafés especiais em Brasília. Cada vez mais as pessoas querem sair de rótulos comerciais mais “baratos” para apreciar coisas melhores. Acreditamos que, nesse momento, esse movimento no cenário cervejeiro se estagnou, porém, vai voltar a ser crescente. As casas de cerveja estão aumentando (em número) e as pequenas estão ampliando espaços. Sem contar que há muitas excelentes microcervejarias em Brasília com potencial de crescimento.
Logo, esperamos que aumente o incentivo e a valorização do mercado local, o que já vem acontecendo em vários lugares do Brasil e no mundo, e consequentemente que aumente a conscientização do público para entender que o mercado local traz produtos de melhor qualidade e mais frescos.


2) Além das empanadas, originais do bar, nos falem dos demais petiscos do bar?!

-Mantivemos alguns petiscos de sucesso do bar e fizemos algumas pequenas alterações que estão sendo bem recebidas. As novidades são: o gyoza frito (suíno ou de shimeji), buffalo wings e o sanduíche “A queda de Adão”, feito com costela suína, cream cheese, pimenta dedo de moça, maçã e mel. Além disso, também temos, por exemplo, o clássico fish and fries, as croquetas artesanais feitas com carne de panela e mandioca e o dadinho de tapioca com geleia de amora (fugindo da geleia de pimenta que sempre encontramos, garantimos que a combinação fica perfeita).
Para os que não são amantes de fritura, temos as linguiças defumadas schublig e o espetinho Kebab de frango, que vão ao forno.
Importante lembrar que o serviço inclui sugestões de harmonização entre os pratos e as cervejas disponíveis.


3) Indiquem 2 bares e 2 restaurantes da cidade que lhes agradem?

-Marília - Bar: Pinella (a resistência, tradição e liderança feminina do bar me inspiram). Restaurante: restaurante eu não consigo apenas um, pois dependendo do tipo de cozinha eu indicaria lugares diferentes, hehe. Entretanto, Castália, tanto a Pizzaria quanto a Padaria, tem me agradado bastante ultimamente e também, como fã de cafés, indico o Salve Café Maravilha.

-Thiago - Bar: Shisha 410 norte (melhor shawarma de carne!). Restaurante: New Koto.


4) O Santuário abriu há 10 anos tendo como principal atrativo oferecer 12 chopes rotativos, sendo o Guinness fixo. Isso será mantido?

-Marcelo, manteremos sempre de 10 a 12 torneiras de chopp em funcionamento. O chopp Guinness, infelizmente, por uma questão de logística e importação, está cada vez mais difícil de ser encontrado no Brasil. Os clientes procuram muito, mas até mesmo as latas nós só conseguimos encontrar ocasionalmente a um preço justo dentre os escassos representantes no Brasil.
Achamos válido salientar que, quando o bar abriu em 2014, o dólar custava por volta de 2,50 e a produção das cervejarias artesanais no Brasil ainda estava engatinhando. Hoje em dia temos opções nacionais em padrões muito altos, inclusive algumas ganhando medalhas em concursos mundiais, que podem substituir por um preço bem mais justo.
Mesmo assim, ter sempre Guinness em estoque é um projeto que ainda vamos continuar tentando. Ademais, para esses clientes nós sempre indicamos a Stout da cervejaria brasiliense Dona Maria, que é uma torneira fixa no bar, e pra nós é ainda melhor que a Guinness (além de ser mais fresca).


5) E o ambiente, a música, qual a proposta?!

-Mantivemos a identidade do bar, que para nós é autêntica, além de ela proporcionar a sensação de pertencimento aos clientes antigos. Não queríamos que isso acabasse. A decoração e ambientação é toda voltada para a cerveja, e tentamos manter o interior com um ar de “casa”. É Intimista e acolhedor, um lugar para você sentar no balcão e ter um bom papo e uma excelente experiência com degustação de cerveja.
A música majoritariamente é rock, do clássico ao indie. Ainda estamos testando programações com DJ’s, que ocorrem ocasionalmente e divulgamos no nosso Instagram. O público responde bem a esse tipo de evento e até mesmo a música eletrônica pode ser outro gênero musical interessante para discotecagem. A proposta para o futuro é, de uma a duas vezes por semana, ter programação fixa com DJ. No entanto, é importante também ter dias livres pois muitos clientes gostam do bar pela tranquilidade.

OBRIGADO.

Comentários

  1. Salve o Santuário!!! Após a reinauguração de 2024, certamente o melhor local para tomar uma boa cerveja e comer bem em Brasília. Adoro o cantinho da poltrona. JR.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo essa casa. Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas