CASA BACO (Brasília-DF)

A GRANDE TACADA

Dia desses, revi o Chef Rodrigo Sanchez, que teve casas icônicas na cidade. O I MAESTRI foi um dos melhores restaurantes que Brasília já teve, e o bar de tapas BARCELONA marcou época lá na 206 sul. Me diverti lá;) Memoráveis o chope, as croquetas, o bufê de antepastos, os ovos flamencos...Até onde sei, o Chef não cogita ter mais restaurante nem bar, negócios de operação complexa, e dedica-se ao grupo ROCK'S, cozinha artesanal em escala industrial. Já fez o I MAESTRI e o BARCELONA, portanto já fez muito. Já cravou seu nome na história da boa gastronomia da cidade. 

Rodrigo Sanchez

Eu não encontrei o Rodrigo Sanchez num lugar qualquer não. O encontrei no emblemático LE BIROSQUE, do Chef Luiz Trigo. Este tb já fez muito, mas torço para que leve o querido BIROSQUE para um imóvel mais confortável logo que possível, Brasília merecia isso! 


LE BIROSQUE

Fechou as portas recentemente o BAR BRASÍLIA, um dos meus bares preferidos. Nossa, fui muito lá...Foi a pá de cal no império do falecido empresário Jorge Ferreira, cujos bares de decoração carioca e cozinha do sudeste foram um divisor de águas na cidade. Quem nunca tomou um chopinho acompanhado de uma linguiça de Formiga no BRASÍLIA, comeu uma feijoada no ARMAZÉM DO FERREIRA ou um pastel de bacalhau no BAR DO MERCADO que atire a primeira pedra! Jorge Ferreira tb fez muito, que descanse em paz.

BAR BRASÍLIA

A vida não tá fácil para o setor de restaurantes e bares não, e é um grande alento a gente conhecer lugares novos, ainda mais se forem obra de gente da cidade, caso do TERRUÁ e do ALMERIA, pertencentes à nova geração da família JABOUR (SWEET CAKE).

Inaugurada às vésperas da maldita pandemia, a CASA BACO é de outro restaurateur que tb pode, tranquilamente, dizer que já deu sua contribuição à gastronomia da cidade: O mineiro aqui radicado Gil Guimarães. E nem precisava ter feito a CASA BACO. A BACO PIZZARIA já bastava....;)

Gil Guimarães

Sem dúvida a CASA BACO foi um dos lugares que mais gostei de conhecer nos últimos tempos. Moderna, bonita, com ótima comida e serviço competente. Um charme as mesas no jardim, e o forno a lenha como a estrela da casa!



Berinjela

Gil fez aqui uma síntese da sua contribuição à gastronomia local. As pizzas, orgulho do empresário e que são as melhores da cidade em matéria de massa. Um hambúrguer, que é outro foco do empresário no PARRILLA BURGUER. E massas, entradas e sobremesas levando ingredientes regionais, outra paixão do restaurateur

A berinjela à parmigiana é a melhor que comi na vida, sensacional. Entradas ótimas (com baru, etc.) e diferentes, como as frittatine de lasanha à bolonhesa (nacos da massa fritos). Sobremesas deliciosas.

Só faço restrição ao rigatone com molho calabresa. Aquela fonduta de queijo não agrega nada ao prato. Pesa e o transforma numa bomba calórica de digestão difícil. Se a gente for pensar saca que uma pizza calabresa fica melhor sem queijo que com o diabo da mussarela. Já com uma pizza marguerita é totalmente diferente, o queijo agrega sabor e consistência . Massa, carne de porco e queijo num prato só é over. Além do mais a massa estava seca por cima, faltou perícia ao gratinar. 

As pizzas não provei nenhuma, e nem precisava... serão excelentes, não tenho dúvida!

Cannoli

O serviço competente e a boa carta de bebidas, com vinhos, coquetéis, cervejas artesanais e destilados, completam o conjunto da (bela) obra. Talvez se tivessem menos pizzas e 1 ou 2 sandubas à moda italiana (que Gil tem, ou tinha, na BACO da asa norte), isto equilibrasse um pouco mais o cardápio. Muita pizza e nenhum sanduba, enfim...

Mas é de qq. forma de tirar o fôlego a nova empreitada de Gil Guimarães. Tá cada vez mais difícil reclamar de Brasília e ficar falando do que comeu e bebeu em SP, Rio, NY e Europa nas rodinhas gourmet da cidade, né não?!😃

CASA BACO

CASA PARK


Cozinha - **1/2

Serviço- **1/2

Preços - **+

Ambiente - ***

Acolhida - **1/2


*** - Excelente

** - Bom/Regular

* - Sofrível




Comentários

Postagens mais visitadas