JOBI (Rio de Janeiro-RJ)

Leblon
ALTOS E BAIXOS (Para o Pradinho)

Onde andarão todos 25, 30, 35 anos depois? O que é hj o 'baixo' Leblon? Perguntas que trouxe na cabeça ao voltar do Rio da última vez em que lá estive...
Bom, pra começar quem são todos?! Gente paca, se somados os jovens que eu conhecia aos que não conhecia, e que andaram pelo famoso 'baixo' Leblon dos anos 80 aos 90. 'Baixo' por uma razão prosaica, pois a região fica num cruzamento na parte baixa do bairro, pois o Leblon tem uma parte 'alta', com ladeiras, é o 'alto' Leblon, simples assim.
Então, lá pelo 'baixo' Leblon andaram Caetano Veloso, Freddie Mercury, Cazuza e uma multidão de jovens anônimos - e os nem tão jovens assim - todos atrás de diversão, tomar um chopp, encontrar alguém... 'de noite no baixo' como Caetano cantou de maneira definitiva a paquera que rolava naquele pedaço;)


O músico Cazuza

Tem gente daquele tempo que eu nunca mais vi, até pq. moro longe do Rio há mais de 20 anos. A maioria tá bem, mas alguns não ficaram tão bem, por diversos motivos. E alguns já partiram tb, a morte não é privilégio dos velhos...
Uma volta rápida no 'baixo' Leblon, uns comes e bebes provados por lá mostram que a comida boa não é o forte do lugar, aliás nunca foi até um certo ponto. Na época eu não tinha grana pra isso, mas tinha fama a paella do velho REAL ASTORIA, que saiu do 'baixo' há tempos. Na BB LANCHES vc come um salgado protocolar e um suco, nada muito especial, mas pode ser que algum sanduba surpreenda. A PIZZARIA GUANABARA serve pizzas em fatias no balcão até a madrugada, foi a origem da Casa, histórica aliás, pois pertenceu à um antigo 'Rei na noite' carioca. A pizza de mussarela assim que chega ao balcão acompanhada de um chopp quebra o galho, além de ser a cara do Rio;) Já a calabresa vc deve esquecer...o DIAGONAL serve de tudo um pouco, e da qualidade não posso falar, há muito tempo não como nada lá. Tem tb o vetusto JOBI...


Paiva no Jobi

JOBI, o sessentão; JOBI de incontáveis chopes, muitas feijoadas e muitos bacalhaus; JOBI onde por muitos anos trabalhou um dos garçons mais conhecidos da cidade, o Paiva; JOBI, um dos grandes templos cariocas do que o Rio talvez tenha de melhor, o petisco e o prato de bar:)




Fui ao JOBI 2 dias seguidos. Num dia, uma simples empadinha de camarão, saborosa. No outro, almoço com direito a petisco de entrada, um petisco difícil de encontrar bem feito: Mandioca frita. Ótima, com queijo ralado por cima. De prato principal fomos de lulas com arroz de brócolis, um pedido certeiro numa cidade como o Rio, litorânea e de forte influência portuguesa. Saboroso e farto. O JOBI é aquele tipo de restaurante que fica mais econômico quando se vai acompanhado, atenção. O serviço dá conta do recado, por incrível que pareça, pois o bar está invariavelmente lotado, é pequeno e com circulação difícil...o serviço lá é uma arte! Preços na média para boteco chique. Ambiente bem cuidado e com personalidade. O dono (há 56 anos!) está sempre presente, bom sinal. 



Algo que me chama a atenção nos bares do Rio é a proximidade entre as pessoas no salão, parece não haver maior preocupação com a privacidade. Resultado: Conforme a quantidade de chopes por cabeça vai aumentando a gritaria toma conta do lugar. É assim no BRASEIRO DA GÁVEA e é assim no JOBI e na maioria dos bares populares. Já num ASTOR já é um pouco diferente...eu não recomendaria então o JOBI para um papo, uma paquera então nem pensar, é um bar para grupos, para algazarra, para tomar um monte e falar alto, ame-o assim ou deixe-o!


Pela tradição, cozinha e personalidade, recomendo o JOBI para uma autêntica experiência carioca. Para os boêmios, o bar é obrigatório. C'est ça.

JOBI

Av. Ataulfo de Paiva (talvez um antepassado do garçom Paiva!)
Leblon
Rio de Janeiro-RJ

Cozinha - **1/2
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível

Comentários

Postagens mais visitadas