sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

TRATTORIA 101 (Brasília-DF)

4/6/2016 

OS BONS E OS EXTRAORDINÁRIOS

Nesta semana estive na TRATTORIA 101, e mais uma vez tive o prazer de rever o dono de lá, o gentleman Luigi Benegiamo*. Ele avisa que agora serve ótimas burratas de entrada - acompanhadas de presunto de parma - e geralmente disponíveis a partir das quintas-feiras. Pronto, estão todos avisados.

Luigi

Diz o restaurateur que seu restaurante resiste bravamente à crise, e que nenhum restaurante pode cometer 3 pecados capitais na luta pela sobrevivência: Diminuir a qualidade dos pratos, diminuir a quantidade das porções e reajustar os preços de forma abusiva. Já conversei muito sobre restaurantes com Luigi, e aprendi muito com ele, um italiano apaixonado pela cozinha do seu país e que veio viver em Brasília, onde fez muitos amigos e dedica-se tb à profissão de Engenheiro de carros de competição. 



Viajei por aí recentemente, voltei a Vitória, a Vila Velha e a Guarapari depois de muitos anos, e reflito ainda sobre os bares e restaurantes que conheci, e os que já conhecia tb, como p.e. o famoso PIRÃO de Vitória...

Tive a ventura na vida de conhecer alguns estabelecimentos extraordinários, não posso me queixar:)

Voltei em Sampa ao ZUR ALTEN MÜHLE, um dos bares mais autênticos do país, e que é extraordinário pelo ambiente germânico e pelo bom nível dos comes e bebes, acho que em nenhum lugar do Brasil vc toma um chope com bolinhos de carne num ambiente daqueles, fenomenal!

O ASTOR do Rio, onde estive mais uma vez, é tb uma Casa extraordinária, pelos comes e bebes, pelo charmoso ambiente e pela localização excepcional. Um bar em frente à praia de Ipanema nem precisa ser tão bom assim, convenhamos;)

Mas Casas extraordinárias são poucas, e na restauração - e na própria vida - procuro me contentar com o bom, pois já diz o ditado que "quem só quer o ótimo fica sem o bom"!

Embora não ache extraordinária a Casa de Luigi Benegiamo, considero a TRATTORIA 101 um bom restaurante, e para comer uma boa massa sem gastar muito é o meu lugar preferido na cidade, até pq. é perto de casa. Nossa, já fui muito lá na Casa famosa pelo "filé à parmigiana com fettuccine alfredo", um prato que caiu no gosto da clientela sem ser exatamente italiano, coisas da restauração;) Até onde eu sei a TRATTORIA 101 é o único restaurante da cidade que faz o molho romano de massas "cacio & pepe" (queijo + pimenta), que combina perfeitamente com as noites mais frias que vem por aí... 



O restaurante tem notável regularidade e bom serviço, com carta de vinhos à altura dos pratos servidos: Comida boa de trattoria, sem maior sofisticação. Preços razoáveis para o conjunto da obra e um ambiente fiel às origens do dono e que me agrada bastante. Quem quiser mais privacidade deve preferir o salão interno. Luigi, complimenti, spero di tornare al vostro ristorante ancora e ancora! 

*Falecido em 2019.

TRATTORIA 101
CLSW 101, Sudoeste


Cozinha - **1/2

Serviço - **1/2

Preços - **+

Ambiente - **+

Acolhida - **+



*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CHEF LUIZ TRIGO (LE BIROSQUE, BRASÍLIA-DF)

      6 PERGUNTAS PARA O CHEF LUIZ TRIGO (LE BIROSQUE, BRASÍLIA) 1. Como surgiu o interesse pela gastronomia, qual sua formação e experiên...