segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

LE BIROSQUE (Brasília-DF)

PORK IS LIFE

Para Ana Paula Antunes, fã do LE BIROSQUE.

Pode ser que ninguém tenha um maior interesse em saber isso, mas eu vou responder: A pergunta que mais me fazem é: "Qual o melhor restaurante de Brasília?!" Invariavelmente respondo que é uma pergunta sem resposta, e enumero uma pequena lista de ótimos restaurantes da cidade. Se interessar ao interlocutor, posso mencionar alguns bares tb, até pq. alguns bares são tb restaurantes. Uma lista maior pode incluir tb alguns bons restaurantes/bares da cidade.

E pq. não se consegue mencionar o "melhor restaurante da cidade" de uma forma que não inclua uma tremenda dose de subjetividade e desconsidere a circunstância do restaurante, ou do bar? Ora, pq. a todo restaurante vc vai numa determinada circunstância. Embora variem menos, existem tb circunstâncias diversas para se ir a um bar. A única coisa que não muda é que a gente vai a um restaurante principalmente para comer, e a um bar principalmente para beber. No mais, há diversos momentos para serem vividos na mesa de um restaurante ou de um bar.


Então, se eu fizer uma listinha (de ótimos) assim:

-TERRUÁ;

-FOGO DE CHÃO;

-VITTORIA D'ITALIA;

-LONDON STREET PUB;

-ROTT BAR.

Rott Bar


Ou uma lista um pouco maior (tb de ótimos), e que inclua:

-NINNY;

-TETA CHEESE BAR;

-LE PARISIEN BISTROT;

-PUBLICAN BAR;

-AUTHORAL.

Ninguém, razoavelmente, tem condições de argumentar que se vai a todos estes lugares, que incluem churrascaria rodízio, gastrobar, bar de cervejas, restaurante contemporâneo, italiano, etc., nas mesmas circunstâncias (e que incluem o horário, a companhia, os objetivos da reunião em torno da mesa, e por aí vai). Então como é que eu vou dizer que prefiro um restaurante italiano a uma churrascaria rodízio?! Convenhamos que não são comuns reuniões de negócios num restaurante italiano à noite, nem encontros românticos numa churrascaria no horário de almoço (...). 

Zur Alten Mühle, SP

Feitas estas considerações, já que como todos sabem me interessam as fórmulas, os conceitos, os parâmetros da gastronomia, posso dizer que incluiria, fácil, o LE BIROSQUE entre os ótimos restaurantes da cidade. Ótimo, autêntico, e cheio de personalidade local, é sem dúvida um dos lugares mais legais da atual cena gastronômica local. 


Pra quem não sabe (pouca gente, acho), o LE BIROSQUE fica na QUITUART, a feira queridinha dos moradores do Lago norte. É comandado pelo Chef competente, gente boa e cheio de amigos Luiz Trigo, e especializado em carne de porco. Pronto, já teria uma especialidade maravilhosa, mas Trigo ainda serve bacalhau e uma lasanha de prima para tornar seu restaurante do tipo em que, num mundo ideal, almoçaríamos todo dia!;)

Chef Trigo

Porchetta

O prato principal é uma porchetta servida com polenta cremosa, sensacional. Mas há arroz de suã, linguiças em ragu, bochecha de porco, muita coisa a explorar, entre entradas, petiscos, sandubas e principais. Pode-se ir lá à noite e curtir como bar, mas o tipo de comida e o lugar a meu ver tornam o BIROSQUE melhor como restaurante para almoço nos fds (sexta-feira inclusive).

Lasanha
O fato do BIROSQUE ficar numa feira torna seus preços moderados considerando o nível da comida servida, e o serviço dá conta do recado. O café vem de outro restaurante, bem informal. Enfim, feira e mercado funcionam de uma forma peculiar. O carro vc estaciona onde consegue, e assim é...



Enquanto houver filas na badalada CASA DO PORCO paulistana, o Chef Rueda não me verá por lá. Enquanto isso, frequentarei - e com muita satisfação! - o nosso BIROSQUE. Como gosto de dizer, temos que lutar contra o complexo do morador de cidade pequena, que julga sempre o que está nos grandes centros como superior/melhor. O VITTORIA D'ITALIA não é inferior à CANTINA DO PIERO paulistana. É quase certo que o BIROSQUE tb não seja inferior à CASA DO PORCO.

Acho que nunca mencionei o Chef Trigo nesses anos todos em que escrevo sobre restaurantes. Confesso ter uma certa preguiça de ir até o Lago norte, e acaba que fui poucas vezes ao restaurante dele, que torço para que um dia se instale num imóvel confortável no plano. Pra mim, confesso que na asa sul seria ótimo...Pronto Trigo, tá mencionado, parabéns, um abraço e feliz ano-novo!

LE BIROSQUE
QUITUART, LAGO NORTE

Cozinha - **1/2
Serviço - **+
Preços - **1/2
Ambiente - **
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/regular
* - Sofrível



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CHEF LUIZ TRIGO (LE BIROSQUE, BRASÍLIA-DF)

      6 PERGUNTAS PARA O CHEF LUIZ TRIGO (LE BIROSQUE, BRASÍLIA) 1. Como surgiu o interesse pela gastronomia, qual sua formação e experiên...