segunda-feira, 22 de abril de 2019

BARISTA SULAYNE SHIRATORI (Brasília-DF)

5 PERGUNTAS PARA A BARISTA SULAYNE SHIRATORI:



1) Por que decidiu trabalhar com cafés?!

- O setor do café apareceu na minha vida, num momento em que estava iniciando o conceito de "café Gourmet". Foi em 2004 que tudo começou, um momento tímido, onde existiam pouquíssimas cafeterias que priorizavam a qualidade do café. Pois bem, como em qualquer negócio o primeiro passo é conhecer o setor, busquei informações e bons contatos para que pudesse iniciar o projeto da melhor forma. A minha meta era qualidade, apesar de ter pouco conhecimento sobre café. O meu primeiro parceiro foi o italiano Antonello Monardo, um dos pioneiros na cultura do café gourmet em Brasília. Com o passar do tempo fomos fortalecendo a parceria, bem como a amizade. Em pouco tempo me vi apaixonada pelo assunto... e com isso busquei me profissionalizar, fazendo cursos de Barista, degustação, inúmeras especializações em café. Um momento que me pegou de verdade, como dizem: "um bichinho do barismo" me picou, foi quando ministrei meu primeiro curso de Barista. Ali eu pensei, "disseminar a cultura do café será o meu grande objetivo !! " De lá para cá, não parei mais. Agora, tenho um espaço que se chama: Los Feliz Café/ Lab. & Co. onde tenho a oportunidade de trabalhar minhas consultorias, cursos de Barista e especialização em café. Atualmente, minha alegria está em disseminar a Cultura do Café - como diria Cora Coralina - " "Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina."

Antonello Monardo

2) Além dos tradicionais ingredientes como água, leite, chocolate, vc já utilizou um outro que proporcionasse uma experiência inusitada para os apreciadores de café? Se sim, conte-nos como foi esta experiência...

- Não é necessariamente "novo", mas é uma experiência que encanta as pessoas, é a possibilidade de experimentar o café em diversos métodos: filtrado da marca Hario V60, percolação da Moka, Cafeteira Francesa, Aeropress, Chemex, Clever e outras formas novas de preparação do café. Além de um preparo contemporâneo que se chama: Cold Brew, que significa " extração a frio", onde fica de 12h até 36h na geladeira, uma verdadeira extração do café a frio. Um método inovador para os brasileiros, que agora estão se acostumando a apreciar o café frio!!

3) Como vc avaliaria o café brasileiro - quanto à qualidade - no contexto mundial?

- O café sempre teve grande importância na balança comercial. No cenário internacional, lidera há muitos anos, com o título de maior "produtor e exportador" de café. Porém, há pouquíssimo tempo que saímos da condição de país commodity para marcas que priorizam o valor agregado, e além de produzirem excelentes café " in natura" desenvolvem marcas de café, com sensacionais perfis de torra e notas sensoriais. Diversos países procuram nossas propriedades em busca do melhor café. Além de produzirmos em escala, somos cobiçados pelos nossos manejos culturais e pela tradição. Não poderia deixar de citar os fatores que nos colocam em primeiro lugar no ranking, e que são: desenvolvimento, tecnologia, volume e também qualidade.

4) Quais as principais atividades de um Barista?

- O Barista é o profissional responsável pelo serviço do café numa cafeteria. É dele a responsabilidade da excelência do Café. Sobretudo, ser conhecedor de todos os elos da ‘cadeia’. O Barista está na ponta desta ‘cadeia’, por isso desempenha um papel de extrema importância para a qualidade do café na xícara.


5) Onde seu trabalho pode ser conhecido aqui em Brasília? Mencione um restaurante aqui que lhe agrade e sirva um excelente café, claro!

- Bom, para conhecerem meu trabalho em Brasília, poderão visitar o Antonieta Café (708/709 norte), onde compartilho o espaço, e tenho um laboratório o Los Feliz Café/Lab. & Co. Também, poderão conferir meus trabalhos nas mídias sociais - @sulayneshiratori (Instagram e Facebook) e @losfelizcafelab (Instagram e Facebook).
Pois bem, não gostaria de citar um restaurante, pois a maioria valoriza a qualidade da comida e negligencia a qualidade do café. Sobretudo, irei citar excelentes Cafeterias que priorizam o conceito de "Café Especial". Meu roteiro de bons cafés é: Antonieta Café (708/709 norte), Los Baristas, Clandestinos, Seu Patricio Meu Querido Café, Objeto Encontrado, Castália casa de pães, Belini Cafés Especiais, Dr. Café, Ernesto Café.



ANTONIETA CAFÉ

OBRIGADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TREVISO GALETERIA (Brasília-DF)

COXINHAS E ASINHAS Finalmente inaugurou - embora não oficialmente ainda - o tão aguardado DELIRIUM CAFÉ brasiliense, filial da famosa ce...