quinta-feira, 4 de outubro de 2018

IL PAN-DRINO (Brasília-DF)

SANDUBA

Entra ano, sai ano e eu continuo circulando por aí, matando a fome, tomando 'umas e outras', me divertindo - às vezes mais, às vezes menos é verdade - explorando as cidades, as fórmulas. Como já escrevi várias vezes, interessam-me as fórmulas e os conceitos, os parâmetros da gastronomia. Escrever é a principal motivação, e manter os veículos (blog, etc.) alimentados é essencial. A gastronomia é um conhecimento de que me utilizo. O foco do trabalho são os restaurantes e bares funcionando, seu desempenho. E cada um vai onde quiser, pois "até o mau gosto é um gosto afinal", já diz o ditado;)
Mais que um gosto, a boemia pra mim é um estilo de vida... a noite tem uma atração irresistível sobre mim:) Só ou bem acompanhado como atualmente, a vida nos bares faz parte da minha vida desde sempre e provavelmente para sempre...
Um segmento que tem demonstrado grande crescimento na cidade é o das padarias gourmet. São os pães de fermentação natural, padaria francesa, padaria alemã...Invariavelmente a confeitaria e o serviço de cafeteria são agregados à padaria. VARANDA \o/, LA BOULANGERIE e L'AMOUR DU PAIN são apenas algumas das boas casas que Brasília abriga atualmente.

L'AMOUR DU PAIN

Marcou época na cidade a padaria alemã (na 213 norte) do mestre padeiro Reinhold, que morreu precocemente. Era um lugar adorável, autêntico, parecia que vc estava na Alemanha... fui muito lá; entrevistei Reinhold numa tarde de sábado numa das mesas. Num dado momento o vento soprou e as folhas de papel voaram!;)

Reinhold Dern 

Agora uma padaria no final da asa sul traz pães diretamente da Alemanha, que lá passam por um processo especial de congelamento e acabam de assar já aqui na padaria. É a DAS BROT (215 sul). Servem sandubas com os ótimos embutidos da tradicional BERNA. Tem café e alguns doces tb. Lugar bacaninha, vale conhecer!
Pizza, hambúrguer, crepe, tem demais na cidade. Hambúrguer virou febre, quem chega aqui e circula pelas quadras comerciais deve ter a impressão que metade da população da cidade come hambúrguer toda noite (...). Pastelarias já é um nicho mais pobre. Comer um bom pastel num lugar com algum conforto e charme não é tarefa fácil por aqui. O lugar melhorzinho que me vem à cabeça no momento é o PASTEL MIX, na 107 sul.

PASTEL MIX

Gostaria hj de mencionar uma casa que serve os panini italianos, sandubas em vários tipos de pão. Pães ótimos aliás, da CARDABELLE. Refiro-me ao IL PAN-DRINO (412 norte). À frente, o Chef (com passagem na ótima padaria LA BOUTIQUE, em frente) italiano Alessandro Cossu (o 'Drino'). Paninoteca e bar, é uma casa simples e charmosa, oferecendo tb petiscos (bruschettas, tábuas de frios/queijos). Para acompanhar, cerveja artesanal e drinks, além de vinho, claro... afinal estamos na casa de um italiano!


Alessandro


Acho muito agradável tomar 'umas' e petiscar gnocco (bolinhos de pão fritos) com mortadela lá no PAN-DRINO. Sobre os sandubas, acho os mesmos muito bons, embora levem muita coisa no recheio. Prefiro sandubas mais simples, em que eu sinta bem o gosto daquilo que mais quero comer. Se for então mortadela dispenso o queijo...
Muitas combinações com embutidos diversos, queijos, omelete e...hambúrguer, afinal no comércio é preciso se estar antenado com as tendências;)




Preços razoáveis e serviço que conta com a presença constante da esposa do Chef (e gerente) Rejane no salão. É algo que sempre soma à uma casa! Assim, o IL PAN-DRINO torna-se uma opção interessante para quem quer variar das pizzas e hambúrgueres da capital - ótimos por sinal - sem cair no fast-food. É bom para casais ou pequenos grupos. Casa autêntica e com decoração original, já está incorporada aos 'meus favoritos'!


Foi Luigi Benegiamo, o falecido dono da TRATTORIA 101, quem me falou pela primeira vez do PAN-DRINO. Luigi gostava do sanduba de mortadela, Luigi - e os que o conheceram sabem bem disso - sabia o que era bom...

IL PAN-DRINO
412 norte

Cozinha/Bebidas - **1/2
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **1/2
Acolhida - **+

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível











Nenhum comentário:

Postar um comentário

IL PAN-DRINO (Brasília-DF)

SANDUBA Entra ano, sai ano e eu continuo circulando por aí, matando a fome, tomando 'umas e outras', me divertindo - às vezes ma...