PUBLICAN BAR (Brasília-DF)


REFLEXÕES BOÊMIAS

Brasília, quem te viu e quem te vê... Incrível a transformação no cenário gastronômico e boêmio da cidade nos últimos 20 anos! Realmente, para quem gosta de comer e beber bem há cada vez menos motivos para deixar Brasília rumo às metrópoles do sudeste e do sul do país atrás de boas mesas e bons bares;)
Interessante notar que, assim como o brasileiro tende a achar o que tem nos países ricos sempre melhor, o brasiliense tende a achar o que tem no Rio e em Sampa sempre melhor tb... Mas isso tem que acabar!
Eu não acho p.e. que o LONDON STREET PUB brasiliense seja inferior ao DELIRIUM CAFÉ carioca, apertado e quase desconfortável. Não tem a grife e não fica em Ipanema, no mais não fica nada a dever à filial do famoso bar belga...Tb não acho que a nossa trattoria VITTORIA D'ITALIA seja inferior à tradicional CANTINA DO PIERO paulistana. Aliás, acho que é até superior;) Enfim, é isso, não vou me alongar.

London Street 

Se a gente for olhar pra trás e fazer um paralelo entre os bares históricos da cidade, os já mais antigos e um moderno notará diferenças significativas! Gostaria de analisar aqui a evolução no segmento choperias/cervejarias comparando 3 bares da cidade, de idades e formatos variados, a saber:

-BIER FASS (Gilberto Salomão);
-BAR BRASÍLIA;
-PUBLICAN BAR.

Se vamos ao velho BIER notamos um ambiente antiquado, de gosto duvidoso na parte de dentro (...), com músicas diferentes - e que se chocam - na parte de dentro e na de fora nos fds, jovens falando no celular na parte de fora e casais/famílias jantando (nada muito especial) na parte de dentro. A pedida certeira é o chope comum com salsichão, e no máximo se poderá tomar uma cerveja alemã de trigo. O frango à passarinho vem acompanhado de batatas fritas, e fritura não combina com fritura, é mal pensado o petisco...Ruim não é a experiência, mas não empolga. Pra mim só de vez em quando, acompanhado e pra matar a saudade...Eu nunca levaria alguém de fora que só tivesse uma noite na cidade ao BIER.

Bier Fass

Já se adentrarmos o já tradicional BAR BRASÍLIA, notaremos logo uma preocupação com a recriação de um ambiente de outrora, detalhes decorativos, um chope de prima e petiscos de qualidade, valorizando a cozinha brasileira e em especial a mineira. Sem dúvida um chope com linguiça de formiga ou uma feijoada no BAR BRASÍLIA são ótimas experiências boêmias na cidade. Eu levaria fácil alguém de fora que só tivesse uma noite na cidade ao BAR BRASÍLIA.

Bar Brasília

Finalmente, se vamos ao PUBLICAN notamos logo que estamos numa choperia moderna, com as torneiras de chope logo na entrada, carta de cervejas bem variada/sofisticada e decoração descolada. Eu diria que o PUBLICAN é não 'a melhor' - já que eu não gosto dessa construção - mas uma excelente choperia/cervejaria da cidade e que combina - de forma quase imbatível - as cervas com petiscos bem pensados, bem executados e que valorizam a nossa culinária. Bolinhos de feijoada, queijo artesanal que leva cerveja, croquetes de carne, 'sandubas' pra fomes maiores. Tudo que provei estava ótimo e bem apresentado. Fino!\o/ Eu levaria com orgulho alguém de fora que só tivesse uma noite em Brasília ao PUBLICAN.



Eu acho que o ambiente não é o ponto forte do PUBLICAN, mas claro que isso é meio subjetivo. Bom serviço e preços na média. Mas o bar é fortíssimo em bebes e comes, tinha até um vinho rosé lá outro dia, curioso...
Então é isso, tem público para o BIER, para o BAR BRASÍLIA e para o PUBLICAN, são propostas diversas. Mas o segmento evolui e não adianta, o novo - quando é bom! - tende a superar o velho que não se renova. Considerando o cenário boêmio atual da cidade, acho o velho BIER muito pouco atraente. Mas tradição e localização contam tb, e nada impede que o BIER siga aberto ali naquela esquina por muitos anos ainda, vivendo até mais que o novato PUBLICAN, com suas modernas torneiras servindo ales, IPA'S, etc. e tal. Quem viver, verá...

PUBLICAN BAR
409 Sul

Cozinha/Bebidas - ***
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **+
Acolhida - não se aplica

***- Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível



Comentários

Postagens mais visitadas