segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

BOTTO BAR (Rio de Janeiro-RJ)

CHOPE OU CERVEJA?!
Para Lu, que me ajudou a pensar o BOTTO BAR.

Ano-Novo, esperanças e promessas. As pessoas esperam mais ou menos as mesmas coisas, pois há coisas que todos desejamos. Mas, alguns podem desejar coisas específicas, como a cura de uma doença p.e.
Eu passei o Ano-Novo por aqui mesmo, como aliás quase sempre passo. Posso até me animar e ir passar o Ano-Novo em outra cidade, desde que não seja um lugar cheio de gente, como o Rio ou Pirenópolis. Tô fora de bagunça...
Eu não vou enganar ninguém, não espero mais muita coisa da vida não, e o país desanima, temo que nunca vá ser o país que gostaríamos, e vai ver que é porque não merecemos mesmo (...).
Mas a vida tem muita coisa boa, não desanimemos. Algo que ainda posso fazer é tomar 'umas e outras' por aí, sem dúvida uma das coisas boas da vida, ao menos do ponto de vista de um boêmio;)
Gosto de observar os estabelecimentos funcionando. Interessam-me os conceitos, as fórmulas, os parâmetros da gastronomia.
No segmento das cervejarias, vivemos a febre das choperias, as 'tap houses' em inglês. Aqui em Brasília me agrada muito a LONDON STREET. No Rio, recomendo a DELIRIUM TAP HOUSE. Em Sampa, o BREWDOG BAR.

DELIRIUM TAP HOUSE

Alguns anos atrás visitei no Rio o BOTTO BAR da Praça da Bandeira. Achei barulhento e não voltei. Mas lembro que tinha uma boa oferta de chopes e que comi um bom petisco. Pois o BOTTO BAR - casa do mestre cervejeiro Leonardo Botto - cresceu e agora tem 2 filiais, uma na Barra e outra em Botafogo, esta última com nada menos que...55 torneiras de chope!👀

Leonardo Botto

Mas, qual a vantagem real, palpável, de irmos a uma casa com 55 torneiras de chope, e que não oferece cerveja engarrafada?! Em primeiro lugar, se a casa não serve cerveja em garrafa priva-se o consumidor de experimentar as cervejas que não são oferecidas em barril na data da visita ao bar. Muitas cervejas, além do mais, não são usualmente oferecidas em barril (chope, 'draft beer' em inglês), e estas o consumidor nunca poderá provar na casa de Leonardo Botto. Agora, a choperia acerta em cheio ao mexer com o imaginário do consumidor, que sonhará em tomar seu chope preferido lá, ou então que conhecerá este chope lá;). De fato, as possibilidades de agradar aumentam junto com a oferta de chopes, e neste sentido a casa de Botto é tb ótima para grupos, com suas preferências diversas.




Conclui-se facilmente então que se a gente for sozinho, e com pouca frequência - meu caso - ao BOTTO BAR, não vai aproveitá-lo muito. Gostei muito no BOTTO foi dos petiscos, eles servem lá uns croquetes de carne de prima!\o/


A febre das choperias se liga à uma outra febre, a das cervejas do estilo IPA, que são tidas como melhores em...chope, sacaram?! Boa para grupos ou para quem vai frequentemente, mesmo só, a casa de Botto é emblemática assim da atual fase do segmento.

Brewdog Punk Ipa (Escócia)

Os preços estão na média no BOTTO BAR e o serviço é eficiente, podendo vacilar um pouco nos dias de maior movimento. Aliás, movimento é essencial numa casa que serve 55 chopes, pois chope vence rápido! O ambiente é simples, numa casa adaptada para o bar. Pela música ambiente e seu volume a gente saca logo que é um bar pensado para os mais jovens. O BOTTO BAR é obrigatório no Rio para os entusiastas do chope.
Bonne année.

BOTTO BAR
R. Henrique de Novais
Botafogo
Rio de Janeiro-RJ

Cozinha/Bebidas - **1/2
Serviço - **+
Preços - ** +
Ambiente - **
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANTINA DO PIERO (São Paulo-SP)

SARDELA Na restauração, como em qq. outra atividade, conta muito gostar do que se faz. Ter jeito para criar um ambiente charmoso e a...