EMPÓRIO IRACEMA (Brasília-DF)

PELOS BARES...
Para Cláudia Vasques, que eu levei ao IRACEMA uma noite e adorou...

A análise de um bar depende tb de como vc olha pra ele. Frequento cervejarias e conheço já um bom nº delas pelos 4 cantos do país, e tb no exterior. Conheço boa parte das cervejarias de Brasília/Goiânia, Rio, Sampa, BH, Porto Alegre, Curitiba e tb de cidades menores e de cena cervejeira mais incipiente, como João Pessoa e Aracaju.
Não conheço todas as cervejarias , nem acho isso importante, até pq. não fui convidado para jurado de uma eventual publicação que elege 'a melhor cervejaria' de uma cidade e coisas que tais (...).
Aqui em Brasília acompanho a cena cervejeira desde o tempo da pioneira BRAUHAUS, na 303 sul. Fui muito ao extinto AGRIPPINA BISTRÔ. GROTE BIER e EMPÓRIO SOARES & SOUZA já fui muito, hj vou menos, até pq. essas casas vêm passando por algumas mudanças. Hj minha cervejaria preferida é a LONDON STREET, talvez a melhor casa da cidade para o público mais maduro, que busca tb conforto e música em volume baixo;)

O extinto AGRIPPINA BISTRÔ

Uma casa das mais novas e na qual vale a pena prestar atenção é o EMPÓRIO IRACEMA, da jovem empresária Giovana Lima. A moça tem o comércio no sangue, pois é filha de Marcelo Lima, dono de um dos melhores antiquários da cidade, o PÉ PALITO (Iguatemi).

Giovana Lima

Queijos artesanais brasileiros, geléias e uma famosa cheesecake fazem parte dos produtos oferecidos pelo empório, que à noite vira bar. E o bar, como falei, depende de como vc olha pra ele. O IRACEMA surgiu com cardápio vegano e espaço reduzido. Mas agora, após a (ótima) reforma, oferece petiscos diversificados num ambiente agradável e sofisticado - afinal Giovana é filha de Marcelo;) - em que a música não atrapalha a conversa, pra mim algo essencial.



Agora, eu acho que só oferecer cervejas brasileiras restringe muito a oferta. Tb acho equivocado um bar servir 2 chopes 'double' (mais fortes) numa noite. Mas, tem aquilo que eu falei antes, para analisar bem a casa depende de como vc olha pra ela. Se considerarmos então que o IRACEMA serve tb destilados e coqueteis concluiremos então que é um bar bastante completo, e não uma cervejaria com pouca oferta!




Dentre os petiscos que experimentei, recomendo os dadinhos de tapioca com geléia de pimenta! Bom - e simpático - serviço e preços na média. Sem dúvida IRACEMA é hj uma casa de destaque na cidade, moderna e versátil, boa para casais e tb para os solitários com seus 2 balcões.



O MARTINICA CAFÉ se despede de Brasília após 27 anos, fui muito lá, pena. Mas os donos podem perfeitamente fazer sucesso com esta tarimba toda num outro negócio! A cena boêmia vai mudando aos poucos e alguns tombam pelo caminho, encerram seu ciclo. 
Eu ainda gosto bastante de andar pelos bares, só não sei até quando...

EMPÓRIO IRACEMA
116 norte


Cozinha/bebidas - **1/2
Serviço - **+
Preços - **+
Ambiente - **1/2
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível






Comentários

Postagens mais visitadas