segunda-feira, 18 de julho de 2016

SANTA PIZZA (Brasília-DF)

REDONDAS

Há tempos queria escrever um texto sobre uma pizzaria, falar um pouco de pizza. Até já fiz isso, mas já tem muito tempo, foi no site que eu tinha, um ou outro que me lê aqui leu aquilo, era um texto em que falei das pizzarias brasilienses BACO e FRATELLO UNO, que hj já são antigas tendo em vista a pouca idade da cidade...
Pizza, uma paixão mundial...poucas comidas são encontradas no mundo todo e tão apreciadas como a pizza, pensa rápido: Quantas pessoas vc conhece que não gostam de pizza? Aposto que ninguém ou 1 pessoa, que sabe-se lá como consegue não gostar do saboroso disco de massa com molho de tomate, queijo e a cobertura que mais agradar! Aliás, na Itália, pátria da pizza, o queijo já é cobertura, mas o meu texto não quer tomar um caminho mais técnico...
Eu adoro pizza, como praticamente toda semana, seja em pé num balcão seja nas pizzarias mais chiques do país, conheço várias. Me lembro bem da pizza 'a palito' servida nos bares do Rio - qdo. eu morava lá na juventude - que vinha na forma cortada em quadradinhos e com vários garfos para o grupo num prato separado:) Falando em pizzaria chique, chego ao ponto que quero abordar: A pizzaria chique/gourmet/premiada, um conceito problemático...



Quanto vale afinal um prato de pizza? A meu ver, seguramente menos do que as pizzarias tidas como "as melhores de Brasília" cobram! Putz, não aguento mais sair pra comer uma pizza e deixar mais de 50 pratas no restaurante (pizza + refrigerante + serviço) por conta dos seus prêmios, adega, um monte de garçons atendendo e um conforto até desnecessário pra afinal comer...massa, molho de tomate, queijo e algo por cima, o que convenhamos é muito bom qdo. a pizza é boa mas não tem elaboração culinária praticamente nenhuma! Esse é o problema do conceito de pizzaria chique, pois a pizza nasceu uma comida de rua barata e tem gente querendo transformá-la numa outra coisa...


Baco

Então, se por um lado a sofisticação que se quer dar a uma simples pizza tem tornado essa cada vez mais gourmet e desejada, por outro lado isso tem tornado a pizza inacessível aos que não podem se dar ao luxo de torrar dinheiro num lanche, preferindo eventualmente fazê-lo num restaurante fino em ocasiões especiais. Neste sentido, se em Brasília alguém comer pizza regularmente na DOM BOSCO e deixar pra gastar no GERO, no CRU BALCÃO CRIATIVO ou no OLIVAE em ocasiões especiais não tá errado não, tá mais certo do que quem vive na BACO e na VALENTINA e fica sem grana pra gastar em comida elaborada em restaurantes sofisticados!
Falei em DOM BOSCO, tá certo, exagerei... o desconforto e o fato da pizza não ser feita na hora do pedido comprometem muito. Mas, se vc der sorte e chegar lá assim que a pizza fica pronta vc come ela quentinha e, sendo pizza, não precisa ser grande coisa pra ser bom;) - e, no caso, bem barato - os gourmets podem achar o que quiserem da DOM BOSCO, mas a Casa tá mais perto do conceito original da pizza que as badaladas pizzarias premiadas da cidade!


Dom Bosco
O fato é que tem que haver um meio termo entre uma pizza "meia boca" num balcão - por mais barata que seja - e uma pizza maravilhosa e premiada num lugar todo chique mas que quebra a gente na hora da conta! Pra mim, em Brasília DONA LENHA e SANTA PIZZA ficam num meio termo, embora ainda assim eu ache o gasto nessa Casas alto pra comer pizza, ponto final.
Lembro-me bem da inauguração da SANTA PIZZA anos atrás. Aprecio muito a pizza de linguiça de javali com grana padano de lá. À frente da Casa, a jovem Fernanda Neiva dá continuidade - com competência e simpatia - à criação de seu pai, meu xará.


Fernanda com o pai

A pizza "brotinho" da SP explica em parte o seu bom custo/benefício, pois ao se pedir uma "brotinho" mais elaborada ela se torna mais substancial, e há significativa redução de preço desta com relação à "individual" de 4 pedaços. Assim, dá pra comer uma pizza com cobertura sofisticada por menos de 40 pratas por lá;)



Eu não vou dizer que a pizza da SP é a melhor pizza que eu conheço, seria um exagero, mas acho que a Casa mostra valor ao servir uma pizza honesta a preços razoáveis. Tanto é assim que sobreviveu ao grande aumento da concorrência no segmento dos últimos 15 anos.
Acho muito agradável ficar na SP, perto do jardim da quadra residencial, devorando uma redonda...eu não preciso de muita coisa pra ser feliz e a vida afinal é feita de pequenas alegrias: Um olhar feminino, as ondas quebrando no mar, uma pizza boa em boa companhia...

SANTA PIZZA
207 sul

Cozinha - **+
Serviço - **+
Preços - **
Ambiente - **1/2
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente 
** - Bom/Regular
* - Sofrível

2 comentários:

  1. EXATAMENTE! Adoro pizza, mas os preços cobrados me incomodam demais e prefiro pagar caro para comer algo elaborado. Das citadas e que conheço, a Dona Lenha é minha favorita, mas não vou com frequência pq acho que o preço poderia ser melhor ainda mais tendo em vista que a pizza tem 4 pedaços. Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou do texto.
    Escreva sempre!
    abs

    ResponderExcluir

LIGURIA (Santiago do Chile)

RAPA NUI Tinha tempo que eu tinha vontade de ir lá , matei a vontade, e dei por visto como se diz. Ilha de Páscoa, ou 'Rapa Nui'...