ALFREDO, O REI DA PEIXADA (Fortaleza-CE)

Fortaleza
REI MORTO, REI POSTO...

Fortaleza, a mais nova metrópole nordestina. Fortaleza dos brasileiros de norte a sul, dos portugueses e dos italianos. Fortaleza das praias sem fim e da prostituição. Fortaleza das mega barracas da praia do futuro, das castanhas de caju onipresentes nas feiras e mercados e dos restaurantes de peixada. Fortaleza, cidade de solteiros mas tb de famílias inteiras, dividindo pratos enormes no COCO BAMBU, restaurante já icônico e nascido lá. É tão forte que até tradicionais restaurantes de peixada sentiram a concorrência, com o COCO BAMBU ninguém pode, criaram uma fórmula matadora de pratos fartos com camarão de qualidade a bons preços que conquistou o país. Putz, tem que ter muita moral pra investir num restaurante de frutos do mar em...Goiânia!


COCO BAMBU

Conheci Fortaleza relativamente pequena ainda, em 95, e o crescimento desordenado da cidade definitivamente não me agradou, não é o meu tipo de cidade de praia, e essas coisas não tem volta, ou seja, Fortaleza nunca mais será aquela agradável cidade praiana que conheci, já era...


Fortaleza

Mas é o tal negócio, cada cidade tem o seu perfil, vai quem quer, e como eu fui lá a trabalho a ideia era tentar aproveitar o (pouco) tempo livre para revisitar lugares velhos e conhecer algum lugar novo:) E consegui. Quanto a lugares novos, o destaque vai para o restaurante mediterrâneo VOJNILÔ, disparado!

VOJNILÔ

O BOTECO PRAIA por sua vez não decepciona. Ali em Iracema, como de resto em toda a orla, passa o mundo na sua frente no calçadão, e como é quente e tem sol praticamente o ano todo aquilo ali levanta o astral de qq. um, é só estar vivo pra se animar, sentar num bar qq. e pedir um chopp;) Tomar umas, petiscar uns camarões (fresquinhos) olhando as meninas queimadinhas de sol passando pra lá e pra cá, pas mal...

BOTECO

ALFREDO, O REI DA PEIXADA, continua lá no Mucuripe, impávido colosso, desde 58, e isso em Fortaleza não é pouco não. Eu estive lá... afinal, se eu for a Fortaleza e não puder comer - uma vez que seja - uma peixada cearense, prefiro não ir!;)


Falecido há alguns anos já muito idoso, o fundador do restaurante dividia com o filho Marquinhos - dono de restaurante vizinho - os nativos e turistas ávidos para provar as receitas com peixes/frutos do mar do estado. Finalmente o restaurante cedeu e serve pratos individuais. Mas acho que ALFREDO já teve dias melhores...ruim a peixada que comi não estava não, mas tb não marcou, pena.


Ao que tudo indica, o velho ALFREDO dá sinais de cansaço, e muito provavelmente come-se peixadas melhores na cidade atualmente. Considerando que na orla de Fortaleza o peixe chega praticamente vivo;) na cozinha do restaurante, um restaurante que cobra bem por uma peixada como ALFREDO tem obrigação de servir uma peixada excelente, e não apenas boa, peixada boa qq. dona de casa da cidade faz! Mas ALFREDO é ALFREDO, tradição é tradição, e continua sendo bastante bom comer ali pelo conjunto da obra, sentindo a brisa e olhando para o velho mercado de peixes...
Serviço de restaurante simples e um ambiente que conquista pela simplicidade, ALFREDO tem o melhor do autêntico restaurante praiano. Realmente não faço ideia de quando retornarei a Fortaleza, mas uma coisa é certa: Estando lá, sair pra traçar uma peixada cearense é programa que não dispenso... comer o Ceará na forma de peixe, legumes, ovos, arroz e pirão é uma delícia, garanto!;)



ALFREDO, O REI DA PEIXADA
Av. Beira Mar, Mucuripe
Fortaleza-CE

Cozinha - **+
Serviço - **+
Preços - **
Ambiente - **1/2
Acolhida - não se aplica

*** - Excelente
** - Bom/Regular
* - Sofrível

Comentários